O Estado
de São Paulo
Fórum do Leitor:
Fórum do Leitor:
Três
recomendações para o novo Código Brasileiro de Trânsito que está em tramitação.
Primeira:
deixar mais explícito do que já está que o CTB vale para todo território
Nacional - incluindo áreas particulares públicas e privadas. Parece besteira,
mas definitivamente não é. Já ouvi de "autoridades", no caso
segurança local, que não podiam fazer nada em relação a motoristas circulando em
alta velocidade, desrespeitando pedestres ou cometendo outras infrações de
trânsito dentro de estacionamento de shopping, supermercado, condomínios e até
mesmo dentro de estacionamento de propriedade pública. Deve haver algum buraco
na lei que permite que dentro de certas áreas o CTB não possa ser completamente
aplicado, o que é um absurdo, afinal se encontram em Território Nacional. Ou
não? Assim como as comunidades, favelas, tem leis próprias ditada pelo dono do
pedaço?
Segunda
recomendação: A lei que obriga motoristas e motociclistas a ultrapassar
ciclistas a 1,5 m. nunca foi aplicada porque na pratica é impossível medir a
distância entre os dois veículos, carros ou motos e bicicletas em movimento e
no exato momento da infração. A recomendação é que o CTB descreva de maneira
simples e direta como deve ocorrer uma ultrapassagem com segurança. Afinal,
toda ultrapassagem deve realizada respeitando a segurança e integridade de quem
está sendo ultrapassado. E, qualquer ultrapassagem consiste nos atos da
sinalização, aproximação, emparelhamento, ultrapassagem, e distanciamento do
veículo, pessoa, ou animal que esteja circulando mais lento, não só manter 1,5
m. de distância. Não adianta ultrapassar guardando distância correta e logo
depois frear e virar na direção de quem foi ultrapassado, principal razão de
acidentes envolvendo ciclistas. Mais, regulamentando o ato completo de
ultrapassagem se estará dando segurança aos pedestres que hoje sofrem por conta
da falta de civilidade de muitos ciclistas.
Terceira:
pelo CTB ciclista é condutor de um veículo, a bicicleta, mas mui raro é punido
por infrações ou mau comportamento. É necessário tapar este buraco. Pedestres e
ciclistas (e todos mais) têm que receber a educação obrigatória já estabelecida
pelo CTB e que até hoje foi só para inglês ver, não colou. E no caso de
infração deve ser punido como qualquer cidadão comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário