terça-feira, 17 de outubro de 2017

"Você foi pela estrada? É muito perigoso!..." ?

Sentamos para jantar e passamos por todos assuntos familiares e costumeiros, mas nenhuma pergunta sobre minha viagem em bicicleta para Aparecida. A cara do meu pai quando quis contar bastou para que eu voltasse a ficar calado. Ele, como a maioria, acha uma loucura pedalar em estrada. Será? Não, não é. 
Seguro, o que é seguro? Depende de uma série de fatores, mas há os preponderantes. A maioria dos acidentes envolvendo ciclistas acontece em cruzamentos; em estrada nas saídas ou acessos da estrada ou quando o ciclista cruza a pista. É raro ciclista ser atropelado por trás pedalando do meio para o borde do acostamento. Se o acostamento for largo, sinalizado, limpo e sem buraco, por diversas razões diminui mais ainda a possibilidade de acidente. Com o ciclista visível para os motoristas, vestido de laranja ou, melhor, pink fluorecente, o risco é baixíssimo. Óbvio que tem o imponderável e Jesus me chama faz parte da vida. Comparado com pedalar na cidade pedalar na estrada é muito mais seguro.
Nunca no trajeto vermelho
NUNCA pedale como se estivesse dirigindo um carro, principalmente numa estrada ou via expressa. Pedalar seguindo em linha reta nas saídas e acessos, principalmente nos que permitem sair ou acessar em alta velocidade, é fator de alto risco para o ciclista. O correto é acompanhar o acostamento até onde o cruzamento da saída ou acesso puder ser realizado na menor distância, de preferência a 90º, porque é a posição onde ciclista e bicicleta ficam mais visíveis, onde o cruzamento se faz mais rapidamente, e o ciclista tem uma visão mais clara do trânsito. Pense no motorista dirigindo a 80 km/h e é fácil entender que um visto por trás ciclista fica praticamente invisível numa estrada ou via expressa, mais ainda em saídas e acessos rápidos. Não se engane colocando luzinhas e pisca-piscas porque a visibilidade destes durante o dia é praticamente nula. Não acredita? Leia as especificações técnicas do fabricante da lanterna ou pisca-pisca. Inseguro mesmo é acreditar que está seguro baseado em informações falsas, besteiras ou crenças. 
É lógico que existem pontos onde pedalar na estrada não é fácil, até perigoso. Áreas conurbadas, onde a estrada está dentro da cidade, normalmente é desagradável, para dizer o mínimo. Ai vale bom senso, paciência e cautela redobrada; e se possível procurar caminhos alternativos. 
Mesmo aqui no Brasil não fugimos da regra mundial que diz que mais da metade dos acidentes são causados e responsabilidade direta do condutor do veículo, o que inclui bicicleta. Ficar culpando os outros pelos seus problemas não resolve nada, aliás, só gera novas situações perigosas.

Nesta romaria para Aparecida até onde soube morreram dois, um atropelado na Dutra e uma senhora que tomou um tronco de árvore na cabeça. Há locais onde não gostei nada de pedalar, todos em trechos de estradas passando por dentro de uma cidade. Antonio Olinto, respeitadíssimo cicloturista que já deu algumas voltas ao mundo pedalando, afirma que o problema é cidade grande, o resto é muito seguro. Palavra de papa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário