quarta-feira, 10 de agosto de 2022

condicionamento físico pós Covid

Tive um Covid leve, não senti praticamente nada, a bem da verdade foi uma benção porque precisa de um tempo só e consegui "o" álibi para ficar quieto e distante de todos por 10 dias. Imaginei que tinha terminado por aí e assim foi por um bom tempo. Doce ilusão! 
Meses depois. Uma manhã estava cruzando a Ponte Cidade Jardim, pedalando entre os carros quase parados, o trânsito acelerou um pouco, nada demais, acelerei junto e simplesmente meu corpo desligou. Não tão simplesmente, veio uma rápida dor no peito, coração muito acelerado e pulmão curto, e minhas forças praticamente acabaram. Mantive as pernas girando sem fazer força ajudado pela leve descida e um pouco depois da ponte meio que voltei ao normal, um tanto ainda sem forças e sem dor no peito. Uns dias depois tentei entrar no vácuo de um ciclista mais novo, coisa que sempre fiz, e também depois de uns 200 metros senti o mesmo cansaço dolorido desligando de minhas forças. 
Depois destes dois eventos decidi ir com calma. Consultei meu médico e ele disse que muitos estão relatando a mesma coisa: um imediato pós Covid sem problema e depois de um tempo vem este cansaço estranho, dolorido; ou outros sintomas estranhos.
A diferença é que numa condição de saúde normal a pressão sobre o coração e pulmão vai subindo conforme se aumenta o esforço, o que que permite que se controle até onde quer ou deve chegar. Neste pós Covid mesmo que se aumente o esforço aos poucos num determinado momento vem uma dor diferente e o corpo praticamente deliga, ou você não aguenta mais, não sei ao certo. É uma experiência muito estranha, completamente diferente de todas que tive. Começa pela dor que é diferente, forte, não localizada, mas generalizada no peito. Acaba no clique, numa ordem de para! do corpo para a mente que incontrolável. É desagradável. 

A corrida a pé está parada. Esta não dá mesmo. Depois da Covid fiquei parado como me foi recomendado. Voltei muito devagar, como se estivesse começando a correr do zero, mesmo assim comecei a sentir dores em musculaturas que nunca havia sentido antes. Parei por completo novamente porque passou a doer até quando andava. Não era o cansaço nas pernas que tanto falam, era como se alguns músculos estivessem inflamados. Cheguei a comentar com meu médico, fiz ultrassonografia que apontou desvio da coluna, coisa que tenho desde adolescente, ou desde sempre, e nada mais. Fiquei uns bons dias quieto e as dores passaram. Estranho, muito estranho.

"Vai fazer exames para ver o que acontece" é o que mais ouço. Os exames que eu fiz foram logo depois do Covid e não apontaram nada. Será que tive o famoso reCovid? Possível. "Vai fazer teste..." Confesso que não fiz, ou melhor, fiz já faz um tempo e não deu nada. Ficar fazendo um teste atrás do outro é insano para a cabeça e principalmente para o bolso. 
Nunca pensei que um dia diria "que saudades daquelas velhas gripes que te derrubavam por uma semana", mas eis que aqui escrevo a frase com muitas saudades. Passada uma semana ou no máximo dez dias vida normal. Agora só quem teve sabe. 

Dá um pouco de depressão porque não sei quando isto vai acabar, não faço ideia se um dia volto a ter condição de subir pedalando uma montanha ou sequer fazer uma viagenzinha. Estou melhorando no meio das minhas incertezas horrorizado com relatos que tenho ouvido de gente que se encrencou para valer com a Covid. 

Estou voltando ao normal aos poucos. Dói coração! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário