domingo, 3 de abril de 2022

31 de março de 1964 X 2018 - 2022

Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo

Eu estava na casa vizinha à minha casa de infância quando a rádio tocou a musiquinha e fez o chamado de notícia urgente e disparou em voz grave que havia estourado a revolução... Eu tinha 9 anos e me lembro de ter corrido pela calçada aos prantos para casa onde fui aconchegado por minha mãe e Conceição. Só depois de muitos anos fiquei sabendo que era um 01 de abril de 1964, que por razões óbvias passou a ser conhecido como 31 de março de 1964, o ano do Golpe Militar, a ditadura. A imagem da minha corrida apavorante pela calçada nunca saiu de minha cabeça.
A Dentadura terminou em 1985, 21 anos depois, com a eleição indireta de Tancredo Neves, mas já estava acabada quando João Figueiredo, último Presidente dos militares, disparou "Prefiro o cheiro dos cavalos ao do povo", afirmação recebida com espanto até pelos apoiadores. Num espelho de um bar estava escrito em batom vermelho "Quem tem cu tem medo. Estou com Figueiredo", gozação de uma morte anunciada.  

Infelizmente não é o caso agora.
A queda do Ministro da Educação que teve sua foto estampada numa bíblia distribuída aos borbotões espero que seja o princípio do fim de quatro anos espantosos para quem tem um mínimo de consciência do que é um mínimo de normalidade. Nunca na história deste país se ouviu tantas e tão absurdas barbaridades, algumas simplesmente impensáveis.
O país está apavorado com a possibilidade de uma continuidade da ditadura do populismo, qualquer que seja. Faço questão de dizer que nestes meus 67 anos de existência nunca ouvi tantas maluquices sem sentido nem graça como as que estamos ouvindo nestes últimos anos. Tenho certeza que cloroquina não serve para estocar vento de terra plana, muito menos para voltar dentifrício para dentro do tubo de nossa família terrivelmente evangélica. A constante troca de ministros, secretários, assessores, e outros que cumprem o que ele manda nos diz que o mundo, um LP arranhado, gira e o populismo rode. Kafka está rebolando de inveja na tumba. 

Esta década passada nos deixou terra arrasada. Enquanto ucranianos lutam com todas as forças para manter seu país, tudo indica que nós nos digladiaremos loucamente até chegarmos a mais completa misera imbecilidade. A esperança é a última que morre. Antes temos uma eleição. Portanto, juízo! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário