sexta-feira, 3 de abril de 2020

Pedalar talvez. Dar bom exemplo com certeza

Aviso: mantenho o texto, mas o Ministério da Saúde está neste exato momento pedindo que use máscaras. Provavelmente devem ter algum número para aumentar os cuidados. Mais que nunca cuidem-se e principalmente cuidem dos outros. Meu dogma vem da cultura japonesa: Não interessa como você encontrou o lugar ou a coisa; interessa deixar melhor para o próximo que vier.

Soltei um link onde especialistas ingleses dizem para sair e pedalar, o que confesso que tenho feito. A questão é como pedalar sem se contaminar e sem dar um exemplo muito negativo. Estamos em quarentena, fique em casa, esta é a regra de ouro para evitar que a pandemia seja pior do que já está sendo; portanto, se for pedalar pedale onde não vá dar mal exemplo. No mínimo evite avenidas onde vai ficar mais exposto e aglomerações. O que está acontecendo todos dias na av. Pedroso de Moraes, por exemplo, que está cheia de gente caminhando, correndo a pé e pedalando, como se fosse um domingo normal, é péssimo, seja pelo lado da prevenção, por demonstrar falta de noção de prioridade, desinteresse pela coletividade, e mais triste ainda, por que de uma certa forma dá entender que concorda com o discurso errático, irresponsável e completamente fora do tom deste maluco que temos comandando o Brasil. 
Este é o país do "não vai acontecer comigo". Historicamente não conseguimos nos livrar destas cracas sem fim que só prejudicam o deslizar do nosso barco. É absolutamente certo que a craca coronavírus está parando e vai fazer água em vários países, alguns vão naufragar, como é certo que se todos especialistas e cientistas do planeta estão repetindo sem parar em tom afinado “fiquem quietos, isolem-se”, é sábio pelo menos ouvir e pensar seriamente em ficar quieto ou pelo menos o mais isolados possível. E dar bons exemplos de civilidade.

"Não é bem assim..." É mesmo?
Você já viu ou conviveu com alguém que teve uma crise respiratória aguda? Já segurou na mão de alguém que não conseguia respirar? Ou sendo mais suavezinho; já pinçou a vértebra e teve a respiração travada? Ou quebrou costelas, o que faz a respiração normal ser um inferno? Já ficou sem poder respirar por mais de um minuto? Não? Nunca passou por qualquer destas experiências? Não?

Se sair para pedalar, andar ou correr por favor seja discreto, de preferência invisível, não dê mal exemplo. Não pedale em grupo, não fique próximo um do outro, fique numa distância segura do ciclista da frente de forma que as gotículas da respiração dele não cheguem em você. O mesmo para corrida e caminhada. Evite avenidas. Saia em horários que as ruas estão mais vazias. Seja invisível.
Só lembrando a vocês que a brincadeira aqui no Brasil ainda não começou. Quem acredita que "não é assim" por favor olhem Espanha, Itália e Estados Unidos, ótimos exemplos de "não é bem assim".
Estamos em quarentena, não em lockdown como Espanha, Itália e várias áreas dos Estados Unidos. Aí o bicho pega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário