quinta-feira, 19 de março de 2020

A delícia de pedalar em tempos de coronavírus

Já tinha me passado pela cabeça que a bicicleta me daria liberdade numa situação destas. E dá. As cidades estão parando, o que é triste, muito triste, mas necessário. Para quem se transporta por bicicleta a cada dia pedalar fica mais legal. Ontem voltando para casa me senti pedalando de volta aos anos 70, sem qualquer preocupação com trânsito e num delicioso silêncio. Tinha mais gente na ciclovia que motoristas na avenida e ruas. Maravilha!
Bicicletas traz desde seus primórdios uma história de liberdades e revoluções libertárias. Na Segunda Guerra Mundial uma das primeiras ações do exército nazista na Holanda, melhor, Países Baixos, foi recolher todas as bicicletas. Na mesma época Itália Gino Bartali, um dos melhores ciclistas da história, usava seus treinos para transportar documentos através das barreiras o que possibilitou a liberdade para perseguidos dos nazistas e fascistas, salvando muitos judeus e outros perseguidos. A história heroica só veio a tona bem depois da guerra. 
É sem fim as histórias sobre a liberdade que a bicicleta oferece em situações semelhantes a que estamos vivendo com o coronavírus.
Agora em NY o número de ciclistas nas ruas cresceu para evitar aglomeração dos transportes de massa, principalmente metro e trens - A Surge in Biking to Avoid Crowded Trains in N.Y.C. - o que provavelmente deve estar acontecendo em todas as partes. Ontem tive que dar uma entrevista na av. Paulista, e fui de bicicleta saindo do Parque Villa Lobos, alto de Pinheiros, um trajeto de uns 7 km. Todo trânsito, incluindo de ciclistas, estava muito mais calmo, mas devo dizer que foi durante a tarde e não no horário de pico. 
Na Rádio Eldorado acabam de entrevistar um médico e também um preparador físico, que disseram o óbvio: parar de fazer exercícios piora a condição de saúde e aumenta o risco de contaminação. Eu traduziria dizendo "pedalem!" A cidade está uma delícia como a imensa maioria de vocês nunca experimentou. Sair a noite quando a cidade está muito mais vazia e pedalar, andar ou correr, pode ajudar e muito na passagem desta crise pandêmica, mesmo que acompanhado, basta seguir as recomendações das autoridades médicas evitando contato. Outra precaução: chegou em casa coloca a roupa suada para lavar imediatamente. 
Aproveitem e descubram o interior dos bairros; saiam das avenidas. É muito mais seguro, basta não usar fone de ouvido para ouvir os carros, o que no silêncio dos bairros se ouve lá longe. E ladrão ou assaltante fica a espreita onde tem muita mercadoria disponível ou passando. Sofrer um assalto no meio de um bairro é muita falta de sorte, mas muita mesmo.
Eu espero que a experiência nestas cidades vazias as populações repensem suas vidas e como fazem uso do espaço coletivo, das ruas, avenidas, dos bairros, como se mobilizam, se transportam... Pedalar pode ajudar e muito a clarear as ideias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário