quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Mythbusters - o que é mais rápido no trânsito - uma divertida aula

Permanecer numa faixa de rodagem ou costurar no trânsito? Mythbusters fizeram a comparação. 

Cruzamento com placa de pare, cruzamento com policial orientando ou rotatórias? 
Agradeço ao Eric Ferreira que num piscar de dedos encontrou o programa completo: https://www.wimp.com/mythbusters-four-way-stop-vs-roundabout/ . O vídeo abaixo mostra o pós programa com uma série de ponderações interessantes.

O programa é dividido em três partes e na última os Mythbusters percorrem um pouco mais que os 616 entre San Francisco e L.A. num carro e num avião de carreira para ver quem chega mais rápido. O resultado é divertido. Eu não conseguiria fazer o teste porque minha diabete me obriga a ficar parando nos banheiros com um cachorro que sai mijando nos postes. 
Não consegui encontrar esta parte do programa, mas vale a pena procurar. Para quem não se der ao trabalho conto que até 600 km e com estradas boas carro e avião fazem praticamente o mesmo tempo de viagem. Como? Sempre lembre-se que viagem é de porta a porta, não o trajeto específico.

Na verdade é um programa só que tem os três mitos, ou dúvidas. Para quem pensa em segurança é informação precisa em formato de diversão pura. Para quem quer melhorar a cidade e os transportes também.
Não dá para pensar no ciclista sem olhar o trânsito como um todo. É impossível excluir automóveis. A melhoria na circulação dos motorizados faz parte da melhoria na segurança no trânsito para mobilidades ativas, incluindo bicicletas, pela simples razão que quanto mais calmo estiver o motorista ou motociclista mais capaz será de ter uma condução preventiva e segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário