quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Para que repintar a Ciclovia Rio Pinheiros?

O Estado de São Paulo
Fórum do Leitor:

Estão repintando de vermelho a ciclovia CPTM \ Rio Pinheiros entre o Parque Villa Lobos e a Estação Vila Olímpia. Como ciclista faço aqui meu veemente protesto. O dinheiro gasto nesta pintura, que não é nada barata, deveria ser redirecionado para a manutenção e correção da série de falhas que vem acontecendo nas linhas da CPTM, ou se isto não for possível por razões legais, para a montagem da ponte \ passarela para ciclistas que está desmontada e jogada no chão há anos debaixo do mesmo viaduto sobre a CPTM que sofreu afundamento.

Não faz sentido sinalizar pintando de vermelho uma via que está completamente isolada do trânsito da cidade e que não tem um cruzamento sequer. Os pouquíssimos veículos que lá circulam fazem parte da manutenção e segurança da CPTM e trafegam com muito cuidado e respeito pelos ciclistas. A via, cuja função original é estrada de manutenção da CPTM, está dividida em duas pistas claramente sinalizadas, na pista e em placas; a que margeia o rio é para veículos motorizados e a outra, ao lado da linha férrea, para ciclistas. Estranho que as duas pistas estejam sendo repintadas, o que dobra o custo da obra. Além de tudo espero que esta repintura não seja tão escorregadia quanto a original que andou derrubando ciclistas profissionais com larga experiência e vitórias internacionais. 

Passou da hora de uma mudança no CTB para racionalizar custos e ser realista em relação a segurança no trânsito. Pintar de vermelho indiscriminadamente toda e qualquer ciclovia em toda sua extensão, independente do grau de risco local e real, serve muito mais como propaganda, para não falar em gastos altos e duvidosos como vimos em passado recente, do que para a segurança dos ciclistas e trânsito geral. 















Em vermelho, entre o viaduto e a pista da Marginal Pinheiros, quatro partes da futura ponte passarela de ligação da Ciclovia Rio Pinheiros com Parque Villa Lobos. Um pouco a direita é possível ver alguns pilares deitados


Nenhum comentário:

Postar um comentário