domingo, 2 de outubro de 2022

E se Renata Falzoni não for eleita?

Eleição é uma caixa de surpresas. Quando não é uma caixa de pandora, mas isto é uma outra história.

O IBGE não pesquisa o número de bicicletas e ciclistas circulando no Brasil desde 1981 e não sabemos ao certo hoje quantos são, mas outras pesquisas ainda apontam a bicicleta como modo de transporte mais usado no Brasil. Há indicadores de diversas fontes que apontam bem mais de 30 milhões de ciclistas / dia pedalando neste Brasil, o que por si só já faz urgente que se tenha representantes no Legislativo e Congresso. Ninguém melhor que Renata Falzoni, sua história carimba esta posição. Renata vem de mais de 35 de ativismo de ponta, seja como empreendedora, jornalista ou articuladora, e seu incansável trabalho foi fundamental para a bicicleta ter alcançado o reconhecimento que hoje tem em todo Brasil, não só em São Paulo, sua base. Mesmo com toda popularidade que Renata tem só vamos saber se ela foi eleita para Deputada Estadual no final do dia ou amanhã.

Este texto ia subir depois das eleições, mas decidi colocar agora pela manhã das eleições. 
Faço parte de pequeno um grupo que vem a décadas lutando pela inclusão de ciclistas, pedestres e pessoas com necessidades especiais nos programas e ações de governo. Por isto ainda tenho esperança, mas mui provavelmente Mara Gabrilli não será eleita a Vice-Presidente do Brasil, o que é uma perda para todos brasileiros. Sempre repito que só o grupo de pessoas com necessidades especiais representa bem mais de 15% da população brasileira, ou seja, no mínimo 30 milhões de cidadãos praticamente invisíveis e esquecidos. 

Respeito! Meu voto será pelo respeito, o que não foi exatamente o forte deste pessoal que aí está. Respeito por todos, não só pelos seus. Aliás, espero que quem quer que entre tenha respeito por todos brasileiros, não só pelos seus, o que já aconteceu de montão. 
Tenho esperança, e aí vai meu voto, na esperança.

Conheço Renata Falzoni desde a mais tenra infância. Somos meio primos, velha paixão. Como já disse espero que ela entre, por ela e pela causa. E se não entrar?

Acompanhei a carreira política do Walter Feldmann, que infelizmente perdeu uma eleição quando não devia e, mais, definitivamente não merecia pelo seríssimo trabalho que fez em suas décadas como Deputado e Secretário de Governo. Meses depois de perder a eleição o encontrei na rua e fiquei impressionado com o brutal estrago sofrido pelo ser humano Walter Feldmann. 
Renata chegou muito muito perto de entrar em duas eleições para Câmera dos Vereadores de São Paulo, na segunda tentativa virou a segunda suplente e acabou Vereadora por um único mês. Renata está tentando ser eleita para Deputada Estadual porque ama o que faz, ama a bicicleta, a cidade, sonha com a construção de uma vida melhor para todos, principalmente porque obstinada. Por outro lado, é figura pública, daquelas que saem na rua e vira e mexe é parada para self ou uma palavra. Ser reconhecida, o mínimo para todo esforço.

Nossa opção foi por um setor da vida que é divertidíssimo, gera ótimas amizades, ótima qualidade de vida, mas é dificilíssimo, só sabe que está no meio. Vivo dizendo que "Sou muito louco, mas não sou dono de bicicletaria", "Sou muito muito louco, mas não o suficiente para trabalhar no setor de bicicletas". 
"O amor emburrece" repete com frequência minha querida prima Thereza Whitaker. Nós amamos a bicicleta. 

Qualquer que seja o resultado espero que a mulher, prima, mãe, filha, ativista, saia desta inteira, de preferência eleita, mas inteira.
Eleição só acaba quando termina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário