quarta-feira, 12 de outubro de 2022

85 km de romeiros e 4 tanques militares novos

Se São José dos Campos é uma cidade para lá de agradável, o trecho conurbado da Dutra que cruza a cidade é horroroso para pedestres e ciclistas. Simplesmente não há espaço que não seja destinado ao trânsito de automóveis, ônibus e caminhões. Como pedalei mais de uma vez nestes 10 km conurbado, nos dois sentidos e em horários diferentes, sei que há ciclistas pedalando, trabalhadores de baixa renda, que se viram como podem para sobreviver. Não faço ideia de como os romeiros cruzam este trecho, mas é no mínimo tenso.
Para sair rumo a Aparecida contornei São José por trás, mesmo assim tendo que pedalar em avenidas estreitas e bem pouco amigáveis para um ciclista comum. Caí na Dutra para lá da General Motors, onde já há acostamento.

Dutra, pedalando no meio da romaria e um bom vento de proa, n
unca vi tanta gente caminhando junta. Perguntei num dos inúmeros pontos de apoio se esta romaria não tinha mais gente do que a dos 300 anos e responderam que não, que esta é pós-Covid, que está mais concentrada por causa do dia da semana que caiu. O que quer que seja, eu pedalei junto com uma fila de 85 km de romeiros, uma loucura maravilhosa, e a bem da verdade um pouco perigosa para os ciclistas.

Fui numa tacada só do hotel até o pedágio de Aparecida, 70 km só parando rapidamente para pipi e reabastecimento de água com banana, e toca vento na cara. Pelo menos estava encoberto, mesmo assim foi pesado. No pedágio furou o pneu, um pouco antes tinha murchado por completo minhas forças. Queria completar os 85 km direto, mas a exaustão agradeceu aos céus eu ter que parar para fazer os dois remendos. 

Quando o frentista do posto de gasolina respondeu que só faltavam 14 km junto com a alegria a exaustão lá no fundo da consciência sussurrou "será que você aguenta?". Aguentei mais para lá que pra cá. Enfim a Basílica de Aparecida.

Acredito que esta foi a última romaria. Sempre adorei estas festas populares, mas por princípios vou mais para ver e participar que para rezar. Acredito que alguém lá em cima furou o pneu para fazer este maluco aqui parar, não fosse isto ele chegaria lá - numa ambulância. Para mim fé e religião são coisas bem diferentes. 
 
Detalhes: Tanques sobre caminhões passando pelos romeiros ou desfilando um dia antes de Aparecida? E no final da tarde o helicóptero presidencial ou Bolsonaro fazendo um sobrevoo na Dutra?

Voltando de ônibus para São José sentei ao lado de outro ciclista, Robson, abelha_bio, que foi para Aparecida pela estrada velha, 100 km, segundo ele divina, tranquila, imperdível. Ai que coceira.

Tinha a intenção de depois de Aparecida ir para Pindamonhangaba, dormir lá e subir para Campos do Jordão, mas a musculatura do velhinho num 'guenta. Fica para próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário