quinta-feira, 17 de março de 2022

Ciclovia da Rodovia dos Bandeirantes: perguntas pertinentes



Foi anunciada a construção de uma ciclovia de treinamento no canteiro central da Rodovia dos Bandeirantes com 57 km entre São Paulo até o Distrito Turístico (Shopping) Serra Azul, anunciada como "Ciclovia Bandeirantes, o futuro da mobilidade". As imagens divulgadas levam a crer que vai ser um retão de ida e volta, com acesso no início e no fim. 
Só um detalhe: Mobilidade é uma coisa, área de treinamento é outra completamente diferente.

Perguntas:
  • quantos serão os acessos?
  • onde serão os acessos, nas pontas ou também nos km 28 e 58 como mostra a propaganda?
  • caso venha ter acesso nos km 28 e 58 será para os dois lados da Rodovia dos Bandeirantes?
  • os acessos nos km 28 e 58 serão para postos de gasolina / restaurantes. Qual a participação deles no projeto? Como será a circulação dos ciclistas nos postos? Como será a segurança dos ciclistas e bicicletas?
  • porque um acesso no km 58 e não um acesso para os ciclistas de Jundiaí onde a bicicleta é muito usada? 
  • como e onde será o acesso para a ciclovia aqui em São Paulo?
  • pela propaganda o acesso da ciclovia em São Paulo será fora do Centro Expandido, pelo outro lado do rio Tiete, em Pirituba. Como o ciclista fará para cruzar o rio?
  • os caminhos mais usados para chegar ao acesso em Pirituba, São Paulo, será em ciclovia, ciclofaixa ou sinalizado?
  • os caminhos para os outros acessos serão sinalizados?
  • o acesso no Distrito Turístico Serra Azul está na propaganda. A curva na rampa será de 90°? Se for é problema; vide o cotovelo da passarela de acesso no Parque do Povo. 
  • haverá campanha educativa? Qual? Como? Em que meio? Quem vai preparar?
  • no Serra Azul serão construídos bicicletários fechados com segurança? Shopping, hotel, parques de diversão.  
  • como será a segurança dos ciclistas em relação a assaltos em todo a ciclovia?
  • qual é o mapa dos problemas de segurança na Rodovia dos Bandeirantes?
  • haverá algum tipo de controle nas entradas?
  • haverá segurança circulando na ciclovia ou sistema de câmeras?
  • ciclista treinando em estrada pedala numa velocidade alta, muitos com média acima de 40 km/h. Nas descidas chegam a 60 km/h. Quanto mais alta a velocidade mais larga deve ser a via. Qual será a largura geral da ciclovia? Qual será a largura da ciclovia nas descidas mais acentuadas? 
  • qual será o material usado para o piso? O ideal é um asfalto de alta porosidade que escoa a água rapidamente e que já vem sendo usado em algumas vias e estradas. 
  • qual será o material de pintura e sinalização usado no piso?
  • pintar de vermelho todos os 57 km de ciclovia vai custar uma barbaridade e ambientalmente é um erro. Como ficará? 
  • qual a qualidade de drenagem? A pergunta é pertinente e importante dado a qualidade da drenagem da maioria das ciclovias implantadas em São Paulo. Uma poça d'água derruba fácil um ciclista esportista pedalando uma bicicleta de estrada. 
  • em alguns pontos da rodovia o vento é sensível até num carro. Haverá paisagismo para diminuir o vento nos ciclistas? É importante principalmente nas descidas. 
  • no meio do percurso, mesmo entre os km 28 e 58, haverá área de descanso para os menos preparados ou eles vão ter que parar no meio da ciclovia?
  • a diferença de velocidade entre um ciclista normal e um bem treinado pedalando uma boa bicicleta de estrada é de mais de 20 km/h. Haverá algum tipo de sinalização ou alargamento de ciclovia para prevenir os inúmeros acidentes que vem acontecendo na Ciclovia Rio Pinheiros?
  • como está prevista a verba de manutenção da ciclovia?
  • como será feito o controle de qualidade da ciclovia?
  • em que casos a ciclovia será fechada? Como será realizada a ação em relação aos ciclistas?
  • se por alguma razão a ciclovia for fechada como dar segurança aos ciclistas que irão continuar pedalando ou treinando no acostamento da rodovia? 
  • em que condições climáticas a ciclovia será fechada? 
  • que ação será realizada para tirar da ciclovia e para proteger os ciclistas que estão pedalando entre os acessos / saídas? Exemplo: chuva de pedra (que já peguei e dói muito) ou vento.
  • como será realizado os primeiros socorros na ciclovia? A ciclovia terá largura suficiente para circulação de ambulâncias? 
  • Quais serão os acessos para as ambulâncias? Como impedir que ciclistas sejam tentados ou usem os acessos de ambulâncias?
  • os socorristas vão ter treinamento específico para ciclistas? O atendimento dos socorristas é o que menos me preocupa porque são muito bons, mesmo assim se faz necessário um treinamento específico.
  • o canteiro central das rodovias serve para enterramento de cabos de vibra ótica e outros. Como se fará a manutenção destes; a ciclovia terá que ser fechada?
  • o projeto da Ciclovia Bandeirantes é voltado para lazer e esporte. Não há acessos  para os ciclistas trabalhadores que hoje já fazem uso da rodovia para vir e voltar do trabalho. Será realizada alguma ação para melhorar a segurança destes ciclistas que continuarão pedalando no acostamento da estrada conurbada?
  • como ficará a posição do Polícia Rodoviária em relação aos que estarão ou continuarão pedalando no acostamento depois que a ciclovia estiver pronta? 
  • qual o posicionamento dos administradores da ciclovia em relação ao CTB? Por exemplo: pelo CTB capacete não é obrigatório, luz piscando só para carros de emergência ou especiais.
  • alguns faróis de ciclistas pistam tão forte que interferem na segurança dos motoristas; qual será o posicionamento?
  • qual horário de funcionamento? Dependendo do horário é necessário ver a segurança do ciclista não só dentro da ciclovia, mas em seus acessos?
  • como ficará a segurança dos ciclistas em relação a assaltos nas redondezas dos acessos à Ciclovia Bandeirantes. Sempre houve um problema grave no entorno dos acessos de áreas de treinamento: Jockey, USP, ciclovias rio Pinheiros, estradas conurbadas... 
Isto é o que me ocorre de bate pronto.

Posso afirmar que faz muito tempo vem ocorrendo vários problemas nos trechos de estradas conurbadas, não só aqui da região metropolitana de São Paulo, mas de todo estado e a bem dizer em todo Brasil.  Estrada conurbada é grave problema para pedestres, ciclistas, separando bairros e ou grupos sociais. Número de acidentes nestas áreas é constante e muito sensível. Talvez o caso mais preocupante e que nunca foi resolvido é a SP 55, estrada litorânea que cruza de norte a sul do Estado de São Paulo. Nos municípios de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, em especial, a situação é grave e merece há muito uma ação do Estado, que conhece bem o problema e simplesmente nada faz. 

Por outro lado, não há dinheiro para montar a passarela jogada na grama (maps. google -23.547609176487704, -46.73073382623541) e que deveria ligar a Ciclovia Capivara / Rio Pinheiros ao Parque Villa Lobos, nem a construção de uma rampa descente e segura para a ciclovia Rio Pinheiros Sul na Ponte Cidade Jardim. Não se resolve a segurança dos pedestres que enfrentam ciclistas nas pontes Cidade Universitária e Cidade Jardim. Ou alargar a ponte Ermelino Matarazzo - Guarulhos sobre o rio Tiete e a Rodovia Ayrton Senna, um drama para operários pedestres e ciclistas. Dentre outros tantos "detalhes" esquecidos(?). Para isto não tem dinheiro ou vontade política para resolver.

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