quinta-feira, 3 de março de 2022

São Bento do Sapucaí e Pedra do Baú (e Ucrânia)

São Bento do Sapucaí acabou sendo uma grata surpresa. A pequena cidade ainda está bem preservada, guarda o charme das cidades caipiras com suas estradinhas no entorno levam a paisagens lindíssimas cercadas de montanhas.
Cheia de residências e construções que preservam a fachada original, ruas estreitas, igrejinhas pequenas e charmosas ou acolhedoras, negócios de longa data, ou seja, uma rara cidade com personalidade. Senti falta de um "secos e molhados" da minha infância com seus sacos de milho, farinha, feijão, arroz e outros secos abertos no chão, monte de coisas penduradas, prateleiras cheias de utensílios, um balcão de bebidas e comes e bebes, coisa que sei lá se em algum lugar ainda existe, mas lá caberia. Estranhei tudo abrir depois das 9:00 h, para mim tarde, horário de Buenos Aires, não de interior brasileiro. Impossível tomar um expresso antes. Neste horário tem padaria aberta, mas o café definitivamente não é do meu gosto.

Não imaginei que iria ter Carnaval e por sorte dei com uma festa de família, cheia de crianças pequenas e pais, muito parecido com o mágico pré-carnaval que vivenciei em Olinda em 1986, uma das experiências mais mágicas e felizes que a vida me proporcionou. 
Ver em São Bento do Sapucaí bonecos grandes correndo atrás de crianças, rodando, brincando ao som de uma pequena banda de percussão, boa, tocando vários ritmos e andamentos diferentes, foi uma experiência maravilhosa. São menores e mais simples que os bonecos de Olinda, de Silvio, o criador dos grandes Homem da Meia Noite, Menina da Tarde, A Bruxa (pouco conhecido; sai a meia noite de terça-feira) e inúmeros outros que vieram depois e são tão populares. Chama a atenção os bonecos pequenos que são levados por crianças de uns 8 ou 10 anos. O bloco sai pontualmente as 19:00 h, dá a volta pela cidade e acaba em uma hora e pouco no mesmo ponto, diversão para todos, principalmente para a gurizada.  

Em São Bento do Sapucaí não há crianças e adolescentes vestidos de clovis, bate bola ou fantasminha como em Olinda, em compensação os bonecos interagem muito mais com o público, em especial com as crianças, e são bem poucos os fantasiados.
Desagradável foi ver um imbecil com um bebe de uns 4 meses sobre os ombros caminhando junto aos bonecos que volta e meia giram e suas mãos dão "tapas". eu diria bofetadas, nos foliões. O pai foi atingido enquanto protegia o bebe com uma mão e reclamava do boneco. Não era lugar para ficar com um bebe tão pequeno. Tomei uma "bofetada" enquanto filmava a saída dos bonecos e posso dizer que não é legal para uma criança, menos ainda para um bebe. Vi um óculos sair voando, pensei que fosse o meu, mas era do cara ao lado. 
As mãos dos bonecos giram numa altura que ao girar passa por cima dos guris, só pegando de adolescente para cima.


Óbvio que antes de que antes de ir para lá fiz uma pesquisa para ver o que tinha para pedalar e as subidas locais. O que mais chamou atenção foi a subida da Pedra do Baú, que pelo que vi era "braba" e na verdade é muito mais difícil in loco; com topografia bem diferente do que se vê nas altimetrias disponíveis. As outras subidas são para quem é jovem, está bem treinado ou tem uma redução para subir poste. Recomendo o pedal para a Cervejaria Três Orelhas que começa na mais bucólica estradinha rural do Município, para mim o pedal mais agradável. Vi muita gente pedalando na estrada, a SP 50, que tem bom acostamento e uma paisagem prazerosa. Ou seja, tem para todos gostos e pedais. A verdade é que a Mantiqueira é simplesmente apaixonante, um dos lugares mais lindos que conheci. 

Não consegui subir a serra da Pedra do Baú. Não sei ao certo se é o pós Covid, o que meu médico diz que provavelmente é, se falta de treino, se precisava de mais redução, se o calor infernal... Não consegui. Nos primeiros 200 metros de ganho de altimetria estava com o coração tão alto que tive a rara consciência de dar meia volta e descer; algo que não sou muito afeito. Todos para quem pedi informação disseram que é uma subida contínua de 7 km com média de 15% de inclinação, uma barbaridade. Não é exatamente. No último dia subi de carro até a Pedra do Baú e fiquei chateado com minha experiência no pedal. Até onde cheguei, uma curva antes do Acampamento Paiol Grande, caso tivesse pedalado mais uns metros e teria o primeiro trecho de descanso. A ladeira pós este trecho curto, a bem da verdade, talvez seja pior, mais inclinado, que o do começo da serra. São 8 km de tortura. Ainda volto e subo, assim espero.   

Que calor infernal! Fiquei numa casa muito bacana, projeto muito simpático, de construção esmerada, com uma vista lindíssima, mas muito muito quente. Meu corpo reage muito mal ao calor e não descarto que o derretimento sofrido tenha sido uma das causas do não conseguir pedalar bem, inclusive no plano.
Confesso que foi confuso pedalar naquela lindeza pensando na barbárie que passa a Ucrânia. Quantas emoções juntas!

A Pedra do Baú está recebendo melhorias, o que a princípio é bom. A estradinha que leva ao mirante e o recém-inaugurado Restaurante Bananada é de terra e deveria ser mantida. Está muito ruim. O mirante no topo está pela metade, estacas de madeira fincadas no solo e ponto final. Não sei quem projetou o restaurante, mas provavelmente não faz ideia do que é um carro e menos ainda o público que se desloca em um carro. O acesso ao estacionamento do restaurante é uma piada grosseira. Pena porque o local é simpático, com vista para a mata fechada, a comida é boa e farta. Eu não teria colocado o restaurante naquele ponto, mais isto é uma outra história que vai lá saber suas razões.
A pergunta que fica é porque a coisa pública não consegue fazer projetos com a qualidade encontrada em todo SESC? Porque sempre que tem Prefeitura ou Governo do Estado tem que ter uma qualidade duvidosa, um cheiro de baixa inteligência, e uma sucessão de erros idiotas?














Nenhum comentário:

Postar um comentário