terça-feira, 11 de janeiro de 2022

O Cristo de Bolsonaro

Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo

Bolsonaro se diz fervorosamente religioso, cristão. Negacionista que é transforma a vida de Cristo em algo bem diferente do que se sabe. Imagine o presidente da fundação Zumbi dos Palmares recebendo a porta da manjedoura o Rei Mago de origem africana e de cor. Como então seria ou como deveria ser o Cristo adulto? Faria pouco dos doentes, desamparados, não reagiria aos vendilhões do templo, sairia em descontraídas camelatas? Ou, como foi, andarilho de vestes simples, acompanhado por miseráveis, com sua vida voltada para o povo desamparado ganharia a alcunha de vagabundo comunista? Tentaria Cristo empurrar duvidosas poções mágicas ditas milagrosas? Afinal, como será o Messias de Bolsonaro?

Vinde e ouvi, confirmando sua fervorosa religiosidade Bolsonaro concedeu mais alguns canais de TV aberta para grupos religiosos cristãos, melhor, terrivelmente cristãos, que os receberam de bom grado. Um estrangeiro desavisado que ligue a TV no hotel vai dar com uma tal quantidade de canais religiosos, muito mais que canais de informação, educação ou diversão, que o poderá levar a crer que este Brasil é uma teocracia. É o custo de mais que um prometido apoio. Por outro lado, aos religiosos parece não constranger que seu parceiro, Bolsonaro, tenha uma visão tão peculiar de Cristo e do que está escrito nos livros sagrados. A bem da verdade sempre foi assim, com a diferença que agora é muito muito mais assim. Nunca antes este país foi tão crente em seu futuro.

Não interessa o que está Escrito. Interessa mesmo a fé inabalável numa religiosa tentativa de sobrevivência do poder alcançado.

"Messias, tem misericórdia de nós". Nem Cristo daria conta da explosão de casos de Covid e SARS que estamos vivendo agora. Se ousasse pregar pelas vacinas para as crianças não escaparia de ganhar a alcunha de tarado. Qual Pai consegue explicar para seu Filho o que foi a ação retardatária de um "hacker". 

Como justificar perante os Céus o comportamento errático de um de seus mais fiéis seguidores? É possível que nem o próprio Demônio imaginasse ser possível tal e tão eficiente imbróglio.

De minha parte o que peço é que em havendo o Juízo Final que me concedam a Graça de estar presente quando estes tão fiéis se sentarem frente a frente com Deus. Prometo ficar quieto, não rir alto, mas não "agaranto". Enquanto isto não acontece vou fazendo o que posso para repartir meu pão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário