sábado, 1 de janeiro de 2022

Não olhe para o céu - Don't look up

- Uma amiga me ensinou que a melhor forma de relaxar é sentar e ficar olhando o zoológico passar
- Zoológico? Dos animais? Aquele perto da Rodovia dos Imigrantes.
- Não. Este aqui. 
- Aqui? Aqui não tem animal, tem gente, tem ser humano!
- E nós somos o que? 
- Humanos.
- E humano é o que?
- Humano.
- Mas antes de ser humano não é um animal? Biologicamente falando somos o que? Plantas?
- É, neste sentido somos animais...
- Então, nada mais divertido que ficar vendo o zoológico passar. Olha em volta, não é um zoológico? Não são todos bichos uns diferentes dos outros? 
E finalmente ela conseguiu olhar com graça o zoológico que não para de passar pela calçada em frente ao café.

Afinal, somos ou não somos animais? Quem ou o que define esta nossa exclusiva verdade? E aqui me aproprio do título do excelente texto de Eugênio Bucci "Não há mais como abrir os olhos" sobre (como diz Bucci) "O filme 'Não olhe para cima' é um diagnóstico ferino do mal que vem comendo por dentro aquilo que já chamamos de civilização", como está no subtítulo publicado em O Estado de São Paulo, Espaço Aberto, página A5, na quinta-feira, 30 de dezembro de 2021. Assisti ontem e é brilhante, genial, gol de placa, na mosca, uma das mais assertivas e inteligentes críticas sociais que já vi nesta vida; e não acretido em outras. Hoje soube que teve quem não conseguiu chegar ao fim do filme. Teve momentos que me senti profundamente incomodado, mas segui em frente, terminei e aplaudo em pé aos urros "bravo, bravo, bravo!". Ou, depois que você assisti-lo também entenderá o "puta que o pariu! puta que o pariu! puta que o pariu!..."
Ironia do intestino quase no final do filme estourou um panelaço contra Bolsonaro, de quem provavelmente buscaram algumas inspirações para o roteiro.

Nunca deixamos de ser o centro do universo. O espanto de minha companhia no café quando falei sobre o zoológico que passa pela calçada não é de assustar. É em última análise a mais pura doutrinação religiosa que diz, melhor, afirma, melhor, nos impõe que somos todos humanos, filhos de deus (o que dá forma como acreditamos certamente com letra minúscula), com pleno direito ao paraíso, mesmo que seja para trucidá-lo, o que estamos fazendo com maestria. Don't look up, título original do 'Não olhe para cima' acerta nas moscas.

O filme é uma piada pronta imperdível.

Rendo aqui minha homenagem a um amigo que poderia ter servido de inspiração para a personagem da cientista que grita verdades só e em vão. Não tenho dúvidas que ele está certo. Nossa saída está em grande parte em suas posturas, mas definitivamente não é nada fácil realizá-las. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário