quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Galão com resto de produto industrial estranho que causa reação alérgica descartado na rua como reciclável

Fórum do Leitor
SP Reclama
O Estado de São Paulo

Capto água de chuva mais água de reuso, é o mínimo que posso fazer para ajudar a crise hídrica que vivemos que é certo que não vai acabar mesmo que chova muito, o que já foi dito e repetido por especialistas.

Na rua encontrei uns galões plásticos pretos de 20 litros de ótima qualidade que são perfeitos para dar descarga no vaso sanitário porque não fazem glube-glube-glube, despejando a água uniformemente, sem engasgos, com o volume correto para mandar embora tudo. Mas estes toneis vêm com um finzinho de um produto químico líquido de cor amarela e cheiro acentuado que causa reação alérgica e é grudento. Acredito que provavelmente o produto deveria ser descartado de forma e em local específico. Descartar o líquido no vaso sanitário me incomoda muito. Há vários textos sobre o descarte indevido de remédios, incluindo no vaso sanitário, o que causa problemas ambientais graves mais para frente.

Para descobrir o que é o produto químico industrial tentei contato via E-mail com a CETESB que respondeu prontamente me indicando órgãos da Prefeitura. Ok, mas... 
A AMLURB, Autoridade de Limpeza Urbana, vai fazer o que? O descarte indevido de resíduos tóxicos, se é o caso, é com eles? Não faz sentido. Ou passando por eles serei encaminhado para quem?
Ligar para o 156? Confesso que tenho bronca do 156. Já tentei algumas vezes o 156 para resolver outros problemas e não me lembro de conseguido o queria. Fora que normalmente é um parto irritante conseguir falar com o 156.
A Prefeitura não tem um órgão específico para produtos contaminantes? No final das contas é com a SVMA PMSP que tenho que fazer a denúncia? Faz sentido, mas quem dentro da SVMA?
Porque quem faz denúncia, qualquer que seja, não tem caminhos mais curtos e diretos?

Acabei de passar pessoalmente na CETESB e na recepção falei que tinha amostra de um produto estranho. A menina pronta e educadamente me disse que não era lá, OK, que eles não recebiam produtos para exame, OK, e logo me perguntou que produto químico era. Uai! "Como vou saber se não sou químico? Por isto estou aqui". A pergunta me foi repetida, vi que a conversa não ia dar em nada, e até por minha irritação, agradeci, resmunguei e saí. 
Por incrível que pareça quem me deu uma orientação mais precisa foi o porteiro Cândido da CETESB, um senhor gentil, educado e atencioso. Dada a boa informação perguntei:
- Você tem filhos? Netos? 
- Tenho filhos e netos, respondeu
- Enquanto as pessoas deste país não derem informações com valor, como a que você me deu, e que na recepção não obtive, este país não vai para frente"; e ele acenou discretamente com a cabeça concordando.

Mais uma vez, em mais de uma situação que procuro fazer o bem comum, caio numa espécie de empurra empurra. O cidadão que se mexa. Agradeço a resposta dada pela CETESB via mensagem, mas agradeceria muito mais caso tivessem tomado a simples iniciativa de ter encaminhado minha mensagem denúncia para o órgão ou a pessoa competente.

Nas mensagens trocadas com a CETESB reproduzidas a seguir tomo o cuidado, por razões óbvias inerentes ao momento que vivemos, e apago a empresa e o local onde encontrei os galões. Não sou químico nem justiça para avaliar, só sou um cidadão preocupado. Vai que o produto pode ser descartado em qualquer lugar... vai que vivemos no Brasil e que nosso meio ambiente está uma maravilha... vai que eu sou o problema, que sou alérgico ao produto, um chato, ou que não deveria estar mexendo onde não fui chamado...


De: Denúncia Ambiental - CETESB <wordpress@cetesb.sp.gov.br>
Enviado: quinta-feira, 16 de dezembro de 2021 08:13
Para: CETESB - Fale Conosco <faleconosco_cetesb@sp.gov.br>; CETESB - Agencia Ambiental De Pinheiros <pinheiros_cetesb@sp.gov.br>
Assunto: Denúncia ambiental - Descarte de Galão com produto estranho

De: Arturo
Assunto: Descarte de Galão com produto estranho

Agência: 
Nome: Arturo 
CPF/CNPJ: 
Cidade: SÃO PAULO
Estado: São Paulo
Telefone: 
E-mail: 
Empresa Denunciada: 
Endereço da Ocorrência: 
Cidade: São Paulo
Estado: SP
CEP: 
Assunto: Descarte de Galão com produto estranho
Mensagem: Bom dia. Uma empresa, ....., está descartando galões com produto estranho, líquido amarelo, cheiro acentuado e que sensibiliza a pele. Os galões são ótimos, estou usando um para água de reuso no vaso sanitário, mas estou preocupado.
O descarte dos galões tem sido realizado junto com outros plásticos que são recolhidos pela manhã, próximo as , na Coleta Seletiva.
Nos galões pretos, Dr Ing W Frohn GMBH & CO KG, nome do fabricante dos recipientes, se lê:
3H1/Y1.9/200/21/D
BAM12025 - WERIT - UK
Fiz uma pesquisa e pelo que entendi o material não deveria ser descartado junto com recicláveis.
Agradeço a atenção e agradeço a discrição já que sou vizinho da empresa.

Arturo Alcorta
Este e-mail foi enviado de um formulário de contato do site da CETESB - https://cetesb.sp.gov.br


De: "CETESB - Agencia Ambiental De Pinheiros" <pinheiros_cetesb@sp.gov.br>
Enviada: 2021/12/20 16:09:16
Para: arturoalcorta@uol.com.br
Cc: faleconosco_cetesb@sp.gov.br
Assunto: (Prefeitura AMLURB CFA OGM) Denúncia ambiental - Descarte de Galão com produto estranho

Prezado Senhor Arturo,

Em atenção à denúncia em questão, referente ao descarte de galões com produto estranho, recolhido pela Coleta Seletiva às terças feiras pela manhã, ocorrência... 

Informações e orientações junto a Prefeitura Regional que atende o seu bairro; pela AMLURB - Autoridade de Limpeza Urbana, é um órgão vinculado à Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), que regula e fiscaliza a gestão de resíduos sólidos e a limpeza urbana na cidade de São Paulo, sito à Rua Azurita, nº 100, Canindé, CEP. 030334-050, São Paulo, fones: 11 - 3397-1750, 11-3397-1756 ou 11-3397-1805, e-mail amlurb@prefeitura.sp.gov.br ; e também por meio da Coordenação de Fiscalização Ambiental - CFA da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, sito à Rua do Paraíso, nº 387, Paraíso – São Paulo.

Denúncias podem ser feitas pelo Sistema de Atendimento ao Cidadão - SAC da Prefeitura, fone:156, ou pelo site: https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal.

Na persistência dos incômodos, solicitação realizada sem sucesso, sugerimos entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Município de São Paulo (OGM-SP) que recebe denúncias, reclamações, sugestões e todo tipo de manifestações pelos seguintes canais: pelo SAC telefone nº 156 (opção nº 5) ou pelo e-mail: ogm@prefeitura.sp.gov.br

Ficamos a disposição para outros esclarecimentos, caso necessário.

Atenciosamente,

Agência Ambiental de Pinheiros
CETESB - Companhia Ambiental do Estado de São Paulo
Tel. (11) 3133.3833
pinheiros_cetesb@sp.gov.br - htpp://www.cetesb.sp.gov.br

Um comentário:

  1. COMO SEMPRE O CIDADAO MUNCA CONSEGUE RESPOSTAS PARA SUAS PERGUNTAS E SEMPRE NAO E COMIGO.....

    ResponderExcluir