sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Vitorias, derrotas, titulares, reservas... eles e nós

Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo
 
Sinto pela derrota da seleção brasileira, acontece, faz parte do esporte. Pelo menos vimos uma seleção que foi muito melhor, mais aguerrida, mais lutadora, unida do que as passadas, sem dúvida mais digna. Mesmo na derrota para o Marrocos deu gosto de ver. Qual será o reflexo de mais esta derrota e eliminação de uma Copa no espírito dos brasileiros já maltratado pelos anos bolsonaro? Minha esperança é que amanhã o brasileiro levante a cabeça e siga em frente. A qualidade dos comentários que se farão sobre esta ou qualquer outra derrota influenciará muito um resultado positivo em nossa qualidade como cidadãos. A forma como o brasileiro vê seu próprio país vem piorando muito nestes últimos anos e acredito que vamos sair deste fundo de poço. Para isto urge fortalecer nosso espírito criativo, lutador e construtivo, o que qualquer esporte praticado e entendido pode ajudar e muito. Do contrário esportes são nada mais que uma ferramenta do populismo.

Há ainda quem sequer entenda o que é populismo e o tamanho do estrago que traz para todos. A afirmação de um campeão mundial onde "(para o brasileiro) O segundo lugar é o primeiro perdedor" nos leva ao "nós e eles" que vem faz muito regendo o Brasil. Esta é a base do populismo que se instalou. Populismo, assim como as ideologias, se apoia e sobrevive no pensamento simplório ou não se sustenta e desaparece. 
A construção de uma nação estável, forte, imune a erros grosseiros, se faz pela educação de seus cidadãos, educação formal e informal, Educa-se as massas pelo "esporte é cultura". Futebol é o esporte nacional, até tido como símbolo desta nação, uma ferramenta poderosa de educação e organização social, que infelizmente não só não vem sendo aproveitada, como tem um pé, porque não dizer os dois pés no mais puro e malévolo populismo. Exagero? Os estádios com torcidas únicas e as pancadarias que o digam. Passados bons dias da derrota do Brasil para Camarões ainda me incomoda a forma como os reservas de nossa seleção foram tratados pela imprensa e comentaristas. "O segundo lugar é o primeiro perdedor", "nós e eles",  "vencer ou vencer". 

"Quem não sabe perder jamais saberá vencer".
 
Caso tivesse colocado o nome Piquet como autor da frase (para o brasileiro) "O segundo lugar é o primeiro perdedor", no início deste texto acredito que provavelmente não seria lido.
O Brasil já nação de vários esportes vencedores. Futebol é um deles, boa parte dos outros foram cancelados do noticiário ou só aparecem em momentos muito específicos. Ou se é herói nacional ou é inexistente. "O segundo lugar é o primeiro perdedor". 
De minha parte agradeço a todos jogadores desta seleção, incluindo a reserva tão criticada. 


Mensagem enviada para Rádio Eldorado pós derrota do Brasil para Camarões

Bom dia.
Fracasso dos reservas? 
Sou público. Para mim futebol tem que ser divertido, interessante, cativante, e o jogo dos reservas foi muito mais divertido que a chatice do jogo dos titulares, que aliás não perderam ou ficaram no empate por pura sorte. 
Futebol resume se a resultado? Perdeu os perdedores são inúteis?  Pelo que ouvi dos comentaristas parece que sim. 
Como leigo digo que estes reservas são um ano luz melhores, mais divertidos, tem mais raça que as seleções passadas.
Vamos com calma com a bipolaridade. Há muito mais em jogo que o perdeu e ganhou. Do jeito que foram jogados os comentários parece que os comentaristas estão jogando para a torcida, tipo o mais puro populismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário