domingo, 25 de dezembro de 2022

Sonhos para 2023

Quais são seus sonhos para este 2023 que se avizinha?
Os meus não muitos, a bem da verdade poucos, mas consistentes. Batendo estas teclas vou estreitando meus desejos, o que é bom.
Mas antes um comercial sobre este Natal que aqui termina:

Terminou o Natal. Até que enfim posso voltar aos meus horários de dormir. Será que Papai Noel olha para quem dorme às 22:00 h e acorda religiosamente às 6:00 h, para quem almoça antes do meio-dia e janta lá pelas 18:00? Noite de Natal, jantar às 23:00 h, dia 25 almoço às 16:00 h, estou moído! Bom, pelo menos tenho uns dias de descanso até a Noite de Ano Novo. 
O nascimento do menino Jesus Cristo a meia noite de 24 de dezembro foi e continua sendo um sonho de alegria e paz para a humanidade, por que não posso comemorar a data sonhando com os anjos com meu travesseiro na minha cama? Coisa de velho? Não! ponto de exclamação. Não sou único a pedir isto para Papai Noel. 

Adorei um subtítulo de matéria no jornal que dizia que o Natal é um momento de se praticar a paciência. Sou muito mais paciente quando durmo direito. Não é uma verdade só minha. Durma direito e terás muito mais paz e boa vontade com as pessoas desta terra. Vai um Peru aí?
E a paciência, foi necessária neste Natal? Muito pelo contrário. Foi um encontro de família agradável, cada um em sua mesa, com seu grupinho. A comida estava ótima, nos empanturramos e como cachorros magros terminado o jantar voltamos cada um para seus cantos ou, como queira, suas casas e seus quartos.
 
Falando sério, não me lembro de ter tido Natal para reclamar. Foram uma benção, alguns mais, outros menos, mas uma benção. Esta noite de Natal, como sempre, foi ótima. O sair do horário faz parte e dá para repor em uns dias. Pessoas ótimas, conversas agradáveis, leves, nem uma palavra sequer sobre política (benza Deus!), comida farta. Comi (pouco) sem dor na consciência porque fiz uma doação sensível para uma ONG que cuida da festa de gente de rua. 

2023 vem aí!
Feliz Ano Novo!
façam seus desejos, deem três pulinhos, vistam branco, abracem forte todos que passarem pela frente
Feliz Ano Novo!
A bem da verdade é o que espero para todos e em especial a este Brasil. Vamos lá.

E os desejos que você tem, quais são? Não conte, pense ou sonhe, como queira.

Os meus? Cá conto:
  • voltar a correr a pé, o que tudo indica que não vai dar mais
  • Comprar um morro careca, daqueles que beiram a estrada pipocando de cupins, e conseguir reflorestá-lo. 
  • viajar de bicicleta, este factível 
  • ver este Brasil melhorar
Enquanto 23 não vem, aproveita e dorme bem.


Comentário:
Comprar um morro careca, daqueles que beiram a estrada pipocando de cupins, e conseguir reflorestá-lo? Esta não entendi.

Desde pequeno sempre vi morros completamente carecas tomados por cupinzeiros, uma tragédia. Na época falava-se que "ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil", outra praga de nossos campos e frase que vale para cupins. Não é acabar, mas controlar. Até hoje me dói ver campos e morros tomados e devastados por cupins. Imagino que deva haver uma técnica para controlar a situação e reflorestar sem contaminar mais ainda o terreno. Já ouvi maluco contando que detonou dinamite nos cupinzeiros, que foi uma beleza (?), mas não adiantou nada. Li sobre um processo lento, trabalhoso e custoso que reverte o processo e seria isto que gostaria de fazer, mas creio que não tenho mais condições. 
Morro com cobertura vegetal escoa as águas sem agredir o solo evitando erosões. Acaba sendo tão importante quanto mata ciliar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário