quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Os dias que antecedem o Natal

Vai chegando o Natal e tudo fica diferente. Não precisa luzinhas piscando, árvores de Natal cheias de bolinhas e enfeites delicados, nem de Papai Noel aparecendo em tudo quanto é canto, a vida fica diferente, o trânsito fica pesado, quanto mais próximo do jantar de 25 mais infernal. O clima é de confraternização, as buzinas que o digam, os xingamentos também, até porque até o diabo tem direito a presente de Papai Noel, afinal os dois vestem vermelho, o Diabo veste Prada, o PT também (veste Prada), só a seleção da Argentina veste azul celeste e branco, sei lá por que negando a santidade de Bergoglio, Papa Francisco, argentino, com suas cores oficiais branco e amarelo (ou será amarelo e branco?). Natal porteño terá o Velhinho Barbado listrado em azul celeste e branco, quase um presidiário das alegrias do tri. Vice-campeões os franceses estão vermelhos de raiva pelos pênaltis, esqueça o bleu blanche rouge, é Natal. Vermelho de Papai Noel, eles, franceses, festejaram o vice, enfim, é véspera de Natal.

Nem pedalando se pode negar que o trânsito virou um inferno. Estará o trenó estacionado em fila dupla? Quem limpa a bosta das renas? Não sobra espaço sequer para a magreza de uma bicicleta. O espírito natalino é comunitário e vou eu, ciclista, rezando em comunidade junto com motos, motoboys e scooters na faixa apertada e inexistente entre carros parados, lentos e com certeza irritados, mas vou. Olha! tem loira digitando no celular, provavelmente fazendo seus pedidos para o Bom Velhinho. E a uma semana da festa tudo fica mais tranquilo, gente fina é outra coisa e quem pode se sacode e foge desta loucura natalina, entupindo as estradas para todos lados, todas direções. Felizmente para mim e quem fica. 

Foi uma delícia pedalar a noite com a cidade vazia. Sai de um jantar e mudei o caminho habitual para casa, passei por dentro do Parque Ibirapuera, segui por ruas e avenidas com pouco trânsito e poucas luzes para um Natal, uma lá outra acolá, discretas. Feliz. Não é a intensidade, mas a felicidade. Noite feliz! Dormi com os anjos.

Ontem suspenderam um dos jantares de congratulação pelo Natal. Passou para hoje. Voltei para casa, comi pipoca, banana com sorvete, li um pouco e dormi com os anjos, acordei bem mais tarde que costumo. Estou descansado, provavelmente meu verdadeiro presente de Papai Noel. Ufa!
Hoje tem jantar, amanhã tem jantar, óbvio da que dia 24 tem jantar e 25 tem o almoço de Natal. Dia 26 chega minha vez, fui bom menino, será que Papai Noel me dá mais uma noite de sono com os anjos?

Feliz Natal a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário