São raros os
ciclistas que têm em suas bicicletas bons e bem ajustados refletores,
dianteiro, traseiro, de rodas e pedais. A maioria só confia e se sente seguro
com lanternas, faroletes, back lights e outros emissores de luzes dos mais
diversos tipos, formatos e luminosidades. Há os que usem estes sinalizadores o
tempo inteiro, noite ou dia, certos que esta é a única forma de serem vistos
pelo trânsito para pedalar com segurança. Verdade, quanto mais visível mais
seguro está o ciclista. Meio verdade, o simples fato de ter uma luz ligada já
traz segurança para o ciclista. Verdade, bons refletores são importantíssimos
para a segurança do ciclista e não devem ser descartados mesmo com o uso de
back light e farol. Se acabar a bateria como fica?
Este texto
surgiu quando vi mais uma vez um ciclista (um primo distante) pedalando a noite
com um bom back light ligado e piscando, mas completamente escondido por uma
caixa presa sobre o bagageiro, portanto invisível. Ele não tinha percebido. É muito
comum ver estes sinalizadores mal posicionados, baixos ou muito altos,
desalinhados, e até mesmo escondidos, o que diminui ou anula sua visibilidade,
ou intensifica tanto que ofusca a visão dos outros. São erros crassos muito
frequentes e perigosos porque o ciclista acredita que está sendo visto, e “acreditar”
no trânsito é caminho certo para incidentes e acidentes, até os fatais.
Enquanto escrevo
este texto, crucial para a segurança de ciclistas, pensei em mandá-lo para uma
revista especializada que vem me pedindo artigos, mas não dá. Por que não dá?
Muito simples: Boa parte dos fabricantes, distribuidores e vendedores destes
sinalizadores luminosos estão muito mais preocupados em vender seus produtos
que na real segurança no trânsito para ciclistas. Se estivessem tão preocupados
assim dariam orientações e educariam o público para o correto uso de seus
produtos. Se uma revista especializada em ciclismo publicar um artigo com
críticas a produtos de interesse dos anunciantes provavelmente vai ter algum
problema. Não é teoria da conspiração, mas fato, assim que funciona.
Voltando: um dos
problemas com sinalizadores, faroletes, lanternas, é o efeito indutivo:
"Me dá segurança (usar luzinhas)". Como o ciclista se sente seguro
ele não toma algumas precauções que deveria tomar. Ele imagina que está sendo
visto, portanto ele pressupõe que a responsabilidade de evitar incidentes ou
acidentes é do motorista ou motociclista que o vê, uma suposição muito
perigosa. Um dos maiores problemas de segurança no trânsito é justamente pressupor,
acreditar, induzindo que algum fator lhe dá plena segurança. Por exemplo: motociclistas
acreditam que quando buzinam o motorista ouve, o que pode não ser fato, aliás
não é regra, e por isto não diminuem a velocidade ou desviam, o que de fato é
causa de inúmeros acidentes. Outro exemplo: está provado que capacetes aumentam
a possibilidade de acidentes porque induzem o ciclista a acreditar que estão
completamente seguros.
Mas...
refletores, funcionam de verdade? O número de acidentes com caminhões caiu
vertiginosamente depois da obrigação que todos tivessem suas caçambas
adesivadas com refletores. Os ‘atropelamentos’ de ciclistas despencaram na
antiga Rodovia dos Trabalhadores, hoje Rodovia Ayrton Senna, depois que fizeram
uma campanha e adesivaram material refletivo nas bicicletas dos trabalhadores
que circulavam de madrugada pelo acostamento. Refletores são obrigatórios em
todas as partes do planeta há décadas. São importantíssimos para a segurança no
trânsito até porque não dependem de lâmpada ou de bateria. Um bom refletor
simplesmente é visível.
Aqui no Brasil
refletores caíram em desuso entre ciclistas, mesmo sendo obrigatórios pelo CTB,
porque os que vinham nas bicicletas nacionais eram frágeis e pouco eficientes.
As bicicletarias pararam de montar refletores porque virou regra o comprador
mandar retira-los antes de receber a bicicleta. “Vai cair mesmo...” Virou
cafona, saiu de moda, perdeu status, dá vergonha... Chique virou comprar
qualquer coisa luminosa e sair pedalando de árvore de natal. É ótimo para o
comércio, vende. As fábricas de pilhas e baterias agradecem. O meio ambiente
não. Seguro? Adianta explicar?
Complemento de matéria com dicas
https://escoladebicicletacorreio.blogspot.com/2019/09/refletores-e-sinalizadores-ser-visto.html
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https://escoladebicicletacorreio.blogspot.com/2019/09/refletores-e-sinalizadores-ser-visto.html
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