sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Refletores: segurança sem lampada ou bateria

São raros os ciclistas que têm em suas bicicletas bons e bem ajustados refletores, dianteiro, traseiro, de rodas e pedais. A maioria só confia e se sente seguro com lanternas, faroletes, back lights e outros emissores de luzes dos mais diversos tipos, formatos e luminosidades. Há os que usem estes sinalizadores o tempo inteiro, noite ou dia, certos que esta é a única forma de serem vistos pelo trânsito para pedalar com segurança. Verdade, quanto mais visível mais seguro está o ciclista. Meio verdade, o simples fato de ter uma luz ligada já traz segurança para o ciclista. Verdade, bons refletores são importantíssimos para a segurança do ciclista e não devem ser descartados mesmo com o uso de back light e farol. Se acabar a bateria como fica?
Este texto surgiu quando vi mais uma vez um ciclista (um primo distante) pedalando a noite com um bom back light ligado e piscando, mas completamente escondido por uma caixa presa sobre o bagageiro, portanto invisível. Ele não tinha percebido. É muito comum ver estes sinalizadores mal posicionados, baixos ou muito altos, desalinhados, e até mesmo escondidos, o que diminui ou anula sua visibilidade, ou intensifica tanto que ofusca a visão dos outros. São erros crassos muito frequentes e perigosos porque o ciclista acredita que está sendo visto, e “acreditar” no trânsito é caminho certo para incidentes e acidentes, até os fatais.

Enquanto escrevo este texto, crucial para a segurança de ciclistas, pensei em mandá-lo para uma revista especializada que vem me pedindo artigos, mas não dá. Por que não dá? Muito simples: Boa parte dos fabricantes, distribuidores e vendedores destes sinalizadores luminosos estão muito mais preocupados em vender seus produtos que na real segurança no trânsito para ciclistas. Se estivessem tão preocupados assim dariam orientações e educariam o público para o correto uso de seus produtos. Se uma revista especializada em ciclismo publicar um artigo com críticas a produtos de interesse dos anunciantes provavelmente vai ter algum problema. Não é teoria da conspiração, mas fato, assim que funciona.

Voltando: um dos problemas com sinalizadores, faroletes, lanternas, é o efeito indutivo: "Me dá segurança (usar luzinhas)". Como o ciclista se sente seguro ele não toma algumas precauções que deveria tomar. Ele imagina que está sendo visto, portanto ele pressupõe que a responsabilidade de evitar incidentes ou acidentes é do motorista ou motociclista que o vê, uma suposição muito perigosa. Um dos maiores problemas de segurança no trânsito é justamente pressupor, acreditar, induzindo que algum fator lhe dá plena segurança. Por exemplo: motociclistas acreditam que quando buzinam o motorista ouve, o que pode não ser fato, aliás não é regra, e por isto não diminuem a velocidade ou desviam, o que de fato é causa de inúmeros acidentes. Outro exemplo: está provado que capacetes aumentam a possibilidade de acidentes porque induzem o ciclista a acreditar que estão completamente seguros.

Mas... refletores, funcionam de verdade? O número de acidentes com caminhões caiu vertiginosamente depois da obrigação que todos tivessem suas caçambas adesivadas com refletores. Os ‘atropelamentos’ de ciclistas despencaram na antiga Rodovia dos Trabalhadores, hoje Rodovia Ayrton Senna, depois que fizeram uma campanha e adesivaram material refletivo nas bicicletas dos trabalhadores que circulavam de madrugada pelo acostamento. Refletores são obrigatórios em todas as partes do planeta há décadas. São importantíssimos para a segurança no trânsito até porque não dependem de lâmpada ou de bateria. Um bom refletor simplesmente é visível.

Aqui no Brasil refletores caíram em desuso entre ciclistas, mesmo sendo obrigatórios pelo CTB, porque os que vinham nas bicicletas nacionais eram frágeis e pouco eficientes. As bicicletarias pararam de montar refletores porque virou regra o comprador mandar retira-los antes de receber a bicicleta. “Vai cair mesmo...” Virou cafona, saiu de moda, perdeu status, dá vergonha... Chique virou comprar qualquer coisa luminosa e sair pedalando de árvore de natal. É ótimo para o comércio, vende. As fábricas de pilhas e baterias agradecem. O meio ambiente não. Seguro? Adianta explicar?

Complemento de matéria com dicas 
https://escoladebicicletacorreio.blogspot.com/2019/09/refletores-e-sinalizadores-ser-visto.html

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