O Estado de São Paulo
Fórum do Leitor
Ontem anunciaram mais uma morte de usuário de patinete elétrico de aplicativo, agora em Belo Horizonte. Como é regra no noticiário foi dito que se o ciclista estivesse usando capacete provavelmente não teria morrido, mesmo ele tendo batido a cabeça contra um obstáculo tecnicamente impróprio para a segurança no trânsito de usuários daquela ciclovia. Fala-se muito sobre a eficiência dos capacetes e quase nada sobre outros elementos que concorrem para a segurança no trânsito de ciclistas, ou de usuários de patinetes. Capacetes para ciclistas e skatistas são abertos e não protegem a face, onde ocorrem a maioria das lesões em acidentes principalmente com usuários de patinetes porque estes conduzem o veículo soltos e em pé. O erro geral e crasso é acreditar que o simples uso do capacete resolve o grave problema de segurança dos usuários de patinetes ou ciclistas. Não resolve nem parte do problema. Segurança, em qualquer setor da vida, só existe quando se respeita em conjunto uma série normas e procedimentos estabelecidos tendo como base conhecimentos testados e comprovados. Acreditar em solução mágica é um perigo e quando se faz ou induz a mágicas a possibilidade de erro e acidente é grande. Não existe perigo maior que acreditar em informações erradas ou suposições. A principal causa de morte de ciclistas é politraumatismo, principalmente por colisão lateral, sendo raros os casos de morte por trauma na área coberta pelo capacete. Não confundir a eficiência do uso de capacetes em competição com a de quem usa a bicicleta como modo de transporte, duas situações muito diferentes tanto pela posição do ciclista como pela velocidade da bicicleta. Quanto mais em pé o ciclista, menor a possibilidade de lesão no topo da cabeça, provam inúmeras coletas de dados, todas de países e cidades seguras. Num patinete o condutor vai em pé, ereto. Estas são as razões pelas quais o uso de capacete por ciclistas (o mesmo que é recomendado para patinetes) urbanos não é obrigatório em todos países com altíssimo nível de segurança no trânsito e baixíssimos níveis de fatalidade; aliás, também não é obrigatório em nosso CTB. Fala-se muito em capacete e nada sobre falta de informação correta ou erros crassos nos projetos de engenharia viária, dentre outras, estes sim causas de vítimas fatais. No caso dos patinetes nem precisa ir muito longe porque até um leigo vê o que a ciência da física não deixa dúvidas: qualquer objeto em equilíbrio precário tem grande possibilidade de perder a estabilidade; portanto cair. E machucar. Mas como dizem, o capacete teria salvado.
Aos jornalistas do Estadão:
Primeiro, obrigado pelo trabalho sério.
Não sou contra o capacete. Sou contra desinformação. Esta sim mata. A matéria em questão não foi de vocês, mas o Estadão publicou várias matérias, escritas e na rádio, sobre segurança no trânsito onde capacete aparece como salvação, o que é comum a toda imprensa. A propaganda pró capacete é pesada, vem dos fabricantes e contaminou os pouco letrados. Infelizmente não temos a divulgação de dados precisos sobre as causas dos acidentes, o que traria a toda sociedade um outro olhar sobre segurança no trânsito e provavelmente faria os números horrorosos de vítimas despencar. Todo acidente é causado por uma cascata de erros que nunca são descritos, mas onde o capacete via de regra aparece como solução. Se capacete fosse a solução definitiva para a segurança do trânsito motociclistas nunca morreriam. Repito; normalmente a causa é politraumatismo e raramente trauma na área coberta pelo capacete.
Para terminar: a física deixa muito clara as diferenças entre os vetores e forças envolvidos num acidente com moto e outro com bicicleta para meio de transporte. Ou seja, comparar capacete para moto com capacete para ciclista é um belo deslize.
Agora, patinete é perigoso e está sendo proibido em várias cidades do planeta. Capacete ajuda? Se não ajudar o usuário, vai ajudar muito os proprietários do negócio dos patinetes.
http://escoladebicicleta.com.br/dicascapacetes.html
http://escoladebicicleta.com.br/WTP.pdf
Aos jornalistas do Estadão:
Primeiro, obrigado pelo trabalho sério.
Não sou contra o capacete. Sou contra desinformação. Esta sim mata. A matéria em questão não foi de vocês, mas o Estadão publicou várias matérias, escritas e na rádio, sobre segurança no trânsito onde capacete aparece como salvação, o que é comum a toda imprensa. A propaganda pró capacete é pesada, vem dos fabricantes e contaminou os pouco letrados. Infelizmente não temos a divulgação de dados precisos sobre as causas dos acidentes, o que traria a toda sociedade um outro olhar sobre segurança no trânsito e provavelmente faria os números horrorosos de vítimas despencar. Todo acidente é causado por uma cascata de erros que nunca são descritos, mas onde o capacete via de regra aparece como solução. Se capacete fosse a solução definitiva para a segurança do trânsito motociclistas nunca morreriam. Repito; normalmente a causa é politraumatismo e raramente trauma na área coberta pelo capacete.
Para terminar: a física deixa muito clara as diferenças entre os vetores e forças envolvidos num acidente com moto e outro com bicicleta para meio de transporte. Ou seja, comparar capacete para moto com capacete para ciclista é um belo deslize.
Agora, patinete é perigoso e está sendo proibido em várias cidades do planeta. Capacete ajuda? Se não ajudar o usuário, vai ajudar muito os proprietários do negócio dos patinetes.
http://escoladebicicleta.com.br/dicascapacetes.html
http://escoladebicicleta.com.br/WTP.pdf
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