Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo
Gostaria de saber quem responde pelos adolescentes que estão fazendo entregas de aplicativos em bicicleta. No caso de um acidente pela lei quem 'deveria' responder são os responsáveis legais ou empregadores, mas é lei que não cola. São adolescentes e pedalam como tal, bastando saber pedalar e ter qualquer bicicleta, mesmo uma precária, insegura, perigosa, para estar habilitado ao trabalho. Não é muito diferente do que acontece com os bike courier.
Bicicleta é perante a lei, o CTB, um veículo e o ciclista o seu condutor. Para sair pedalando não é necessária qualquer formação específica nem Carteira Nacional de Habilitação, é assim em todo planeta. Ainda pelo CTB acidente envolvendo bicicleta e outro veículo qualquer é colisão entre veículos. Muitos B.O.s ainda são registrados de forma errada como atropelamento, o que na verdade só acontece quando o veículo bicicleta atropela um pedestre. Leis de diversas naturezas dificultam qualquer ação por parte das autoridades que preferem ou não tem alternativa que fazer vista grossa. Por isto tudo vivemos nesta baderna de ciclistas mal-educados, patinetes e outras geringonças mais que não param de aparecer. Adolescentes entregadores de aplicativos é só mais um nesta baderna.
Trabalhar é muito melhor que ficar parado pensando em besteira, mas como sempre os garotos bem-intencionados parecem estar jogados à própria sorte. Para organizar seria sensato ter dados sobre incidentes e acidentes para só então tomar medidas, mas quem se interessa? Afinal, sem dados até as ciclovias são seguras e todo mundo acredita mesmo com inúmeros relatos e fatos afirmando o contrário.
O Estado de São Paulo
Gostaria de saber quem responde pelos adolescentes que estão fazendo entregas de aplicativos em bicicleta. No caso de um acidente pela lei quem 'deveria' responder são os responsáveis legais ou empregadores, mas é lei que não cola. São adolescentes e pedalam como tal, bastando saber pedalar e ter qualquer bicicleta, mesmo uma precária, insegura, perigosa, para estar habilitado ao trabalho. Não é muito diferente do que acontece com os bike courier.
Bicicleta é perante a lei, o CTB, um veículo e o ciclista o seu condutor. Para sair pedalando não é necessária qualquer formação específica nem Carteira Nacional de Habilitação, é assim em todo planeta. Ainda pelo CTB acidente envolvendo bicicleta e outro veículo qualquer é colisão entre veículos. Muitos B.O.s ainda são registrados de forma errada como atropelamento, o que na verdade só acontece quando o veículo bicicleta atropela um pedestre. Leis de diversas naturezas dificultam qualquer ação por parte das autoridades que preferem ou não tem alternativa que fazer vista grossa. Por isto tudo vivemos nesta baderna de ciclistas mal-educados, patinetes e outras geringonças mais que não param de aparecer. Adolescentes entregadores de aplicativos é só mais um nesta baderna.
Trabalhar é muito melhor que ficar parado pensando em besteira, mas como sempre os garotos bem-intencionados parecem estar jogados à própria sorte. Para organizar seria sensato ter dados sobre incidentes e acidentes para só então tomar medidas, mas quem se interessa? Afinal, sem dados até as ciclovias são seguras e todo mundo acredita mesmo com inúmeros relatos e fatos afirmando o contrário.
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