terça-feira, 19 de junho de 2018

... não é a quilometragem, mas a qualidade - Zé Lobo

Em entrevista recente para o Cidades e Soluções da Globo News Zé Lobo disse algo como "...não é a quilometragem (de ciclovias), mas a qualidade (do sistema cicloviário) que faz diferença (para estimular o uso da bicicleta)". Infelizmente o programa exibido neste sábado, 16 de Junho de 2018, só está disponível para assinantes e não tenho a frase exata, mas é por aí. A entrevista dada por Zé Lobo, sensata como de habitual, me lavou a alma. P.S.: Zé Lobo fala em nome de pesquisa, com números, com assertividade; como sempre.
Como devem saber sou aqui de São Paulo e fui contra a maré dos que deram pulinhos de alegria a cada quilômetro implantado na cidade, até mesmo os que não faziam o menor sentido. Dinheiro público jogado no lixo? Até hoje tem quem continue no discurso "nem um km a menos!", para mim uma besteira, uma forçação de barra desnecessária mesmo com esta administração "me aDória!". Quem não sabe reconhecer erros não saberá fazer com correção. (Verdade que vale para todos os lados.)
Não tenho os números exatos nem fui lá medir, mas mesmo o pessoal mais radical pró 400 km que foram implantados aqui em São Paulo reconhecem que pelo menos uns 100 km foram um erro. Ou seja, uns 25%. Mas falam a boca pequena. Assim como falam a boca pequena, esta nem tanto, que nunca entenderam os custos para pintar ciclovias e ciclofaixas. Ou seja, 25% + quanto?

O que me leva a um outro ponto: o que pesa mais no nosso bolso, ineficiência ou corrupção? Ineficiência brasileira está por volta de 8% do PIB enquanto a corrupção leva uns 2% do mesmo PIB (links das matérias referência abaixo). Começa nas obras públicas bobas e não termina só na construção da Norte - Sul de trem que nunca termina. 
Não me irrita só a questão da forma como foram feitas as ciclovias daqui de São Paulo, mas a forma estúpida como aceitamos qualquer "pôgresso" (sim, pôgresso. Progresso é outra história) A qualidade da imensa reforma que fizeram aqui em Pinheiros por conta da Operação Faria Lima é ridícula. Passados uns 8 anos, se tanto, já falam em refazer as calçadas, já se faz necessário refazer o concreto da via, as concessionárias de comunicação e energia tem dificuldade em descobrir onde estão os dutos enterrados... Fora o crime que fizeram derrubando boa parte do patrimônio histórico no Largo da Batata e Largo de Pinheiros. 
Usando e parafraseando: "É a economia, estúpido!"; "Não é a ciclovia, é o picar dinheiro público não importa em que nome ou sob qual razão,...."

Simples: ou todos nós, brasileiros preparados, forçamos uma discussão séria com números e visões diferentes da situação geral do Brasil, dos Estados e Municípios, Executivo, Legislativo, Judiciário, ou condenamos este país a miséria da discussão surda de ideologias, crendices e cretinices, toneladas de cretinices. 
Fala Zé Lobo! Não é quanto, mas é com que qualidade. 2+2=4. O resto é populismo destrutivo.

Daria para ter sido feito com qualidade. Não quiseram. Estranho, não era um carro a menos? Então como apoiaram quem tirou o IPI dos carros e colocou nossas cidades em colapso?
Poderíamos ter um outro país agora, bastava não apoiar populismos

Links referências, mas tem muito mais no Google, inclusive números oficiais do Governo Federal de 2002, 2003,... 2014...:

Vídeo gravado em 2012:

Nenhum comentário:

Postar um comentário