sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Exterminar o achismo

Por onde começo? Ontem tive um ótimo exemplo de achismo:
Passei pela esquina av. Lineu de Paula Machado (a do Joquey) com a av. Lopes de Azevedo e dei de cara com esta obra que está nas fotos e uma funcionária da CET olhando a obra. Conversei com ela que disse que a obra era desconhecida pela CET. Ou seja, a Sub Prefeitura do Butantã tomou a iniciativa e fez. Isto é bom ou não? 
foto 1: A geometria do acalmamento para os veículos que descem a Lopes de Azevedo tem 45º, o que induz os motoristas a ir para a contramão. Não sei exatamente o que pensaram os projetistas, mas creio que o correto seria 90º.  É provável que mudem a mão de direção dos veículos antes do obstáculo, mesmo assim 45º é um erro porque também induz o motorista que sai da Lineu de Paula e sobe a Lopes de Azevedo a ir para contramão depois do obstáculo. 




foto 2: A geometria da esquina em curva aberta faz com que os veículos possam sair da Lineu de Paula e entrar na Lopes de Azevedo com velocidade maior do que a ideal para segurança dos pedestres. Com uma geometria mais "quadrada" a pedestre (na foto) teria mais facilidade de visualizar os veículos porque estaria mais próxima do alinhamento da Lineu de Paula




foto 3: A geometria do obstáculo criado não está alinhada com a Lineu de Paula o que daria maior proteção aos pedestres, evitando, por exemplo, que a pedestre fique pouco visível para motoristas e que veículos possam estacionar no meio da faixa de pedestre para descarregar passageiros.


foto 4: Um motorista sem entender o que deve fazer  invade a ciclovia para seguir em frente, resultado da forma confusa do obstáculo (foto 1) que está em 45º. Ok, a sinalização não foi instalada, mesmo assim o projeto é confuso e continuará com sinalização. 






O primeiro caso de Sub Prefeitura tomando a dianteira e agindo sem o expertise da CET aconteceu em Parelheiros. Construíram uma ciclovia com vários problemas técnicos que resultou na morte de um ciclista. Abriu-se ali um caminho de pressão contra a CET e Secretaria de Transporte eficiente e ao mesmo tempo perigoso. Parte do princípio, verdadeiro, que há um lado da CET duro de roer, mas não leva em consideração as razões para haver tanta resistência. 
Eu acho... e creio que ninguém duvida que acalmamento de trânsito e ciclovia melhora a segurança de pedestres e ciclistas; isto se bem feito! Do contrário há uma enorme possibilidade que seja dinheiro mal gasto e leve ao aumento da insegurança não só de pedestres e ciclistas. Exemplos é que não faltam por ai. De boas intensões o inferno está cheio! De achistas então...

No mesmo suplemento sobre o 4º Fórum de Segurança da Arteris publicado pelo O Estado de São Paulo, sobre o qual já escrevi aqui lê-se o título ABOLIR O "ACHISMO" e apertar fiscalização são medidas vitais para diminuir acidentes. Coleta sistematizada de dados tem de ser ponto de partida das políticas do setor, afirmam especialistas. O que adianta repetir? Quem se interessa?

Porque este país não vai para frente? Se você tem um mínimo de consciência sabe que esta é "a" pergunta. A meu ver por que o achismo impera sobre corações e mentes, continua sendo a ordem do dia. É sabido que somos 200 milhões de técnicos de futebol, todos vencedores, assim como temos opinião perfeita e fechada sobre todos assuntos. Ciência, cultura acumulada, história, para que? O dito melhor Brasil da história não foi resultado de um mandante que recitava seu orgulho de só ter lido um livro na vida? Que se dane a boa cultura, a ciência, o erro mínimo. 

Achismos tem um custo absurdo. Bobagem, burrice, mediocridade, falta de interesse pela verdade... mata, nunca duvide disto. 
Achismo é inerente ao ser humano, mas tem limites. Nós aqui no Brasil extrapolamos todos os limites.

PS.: Vão mudar a mão de direção no último quarteirão da Lopes de Azevedo. Previsível. O que não se justifica é que não tenham desviado o trânsito desde o início da obra.

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