sábado, 16 de dezembro de 2023

Edifícios novíssimos, esgoto velhissimo

SP Reclama
O Estado de São Paulo

Abriu-se um imenso buraco na al. Casa Branca próximo a Estados Unidos. Esgoto. Fui conversar com os operários para saber o por quê? Manilhas, muito velhas (provavelmente década de 40), fechadas pela gordura, cabelos, merda, é lógico, e objetivos sólidos que eles não conseguem entender como entram no sistema, mas estão lá.

O esgoto dos Jardins é da década de 30. Todo esgoto que é produzido em Cerqueira Cezar tem que passar por lá. Com os novos e imensos edifícios que foram construídos nas proximidades da Av. Paulista, Dr. Arnaldo, Heitor Penteado... como ficará o sistema de esgoto?

Só foi pensado na concentração de moradores próximo ao transporte público? E o resto?

Todos os veículos atuais são mais pesados e muito mais numerosos que os da década de 70 e 80. Os caminhões são muitíssimo maiores e carregam quade o dobro de peso que os daquele tempo. A base do pavimento não foi construída para o que temos hoje. As vibrações e pressões sobre os encaminhamentos do subsolo não afetarão água pluvial, água e esgoto encanado? 
Quando impuseram a cidade estes novos edifícios pensaram nisto?

O esgoto principal estão nas avenidas. Como se faz para trocar o sistema na Av. Rebouças, por exemplo?

O erro fatal de nossas cidades, principalmente de São Paulo, foi aplicar um projeto de trânsito americano sobre cidades de desenho urbano tipicamente europeu. Óbvio que não podia dar certo. 
O projeto de sistemas enterrados, como esgoto, foi pensado para uma escala urbana completamente diferente da que temos hoje. No passado não se falava uma palavra sobre o nível de concentração humana nas cidades. 
No caso do esgoto se soma mais um agravante: o que está debaixo da terra ninguém vê e não dá voto. Que merda!

Posso estar errado, se estiver pelo menos incito a explicações e informações corretas, o que não temos hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário