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O Estado de São Paulo
Bicicleta é, por lei, o CTB, um veículo e como tal tem que fornecer a seu condutor segurança. Em outras palavras, tem que ter qualidade, funcionar perfeitamente e não pode apresentar defeitos, ponto final. Em se tratando de um veículo de duas rodas, portanto de equilíbrio precário, estes princípios têm ser seguidos a risca. Bicicletas infantis deveriam ir além destes preceitos, o que definitivamente não acontece com algumas fabricadas no Brasil.
Um vizinho comprou uma bicicleta para a filha pequena que acaba de deixar as rodinhas e fui chamado para ajudar a fazê-la funcionar. O que vi assustou. A bicicleta foi comprada na Ri Happy, tradicional loja de brinquedos, que entregou um produto que aparentemente estava pronto para ser usado. Até para o pai, mesmo completo leigo sobre o assunto, ficou claro que sua filha corria risco com aquilo. O ajuste da bicicleta mostrou uma série de problemas de qualidade que nunca deveriam existir em qualquer bicicleta, mas acontecem com certa frequência aqui no Brasil. Desde 1992 a americana Specialized Bicycle Components passou a entregar suas bicicletas na caixa pré montadas e ajustadas, praticamente prontas para serem usadas, o que foi feito pela segurança de todo e qualquer ciclista. Não sei como é exatamente a lei sobre bicicletas infantis na Europa, mas afirmo sem qualquer dúvida que absolutamente todas que vi em lojas, até as de departamento, se encontravam em perfeita condição de uso imediato pós venda com uma qualidade impecável. Para os europeus não é simplesmente uma bicicleta infantil, mas parte do processo de educação sobre o que deve ser a vida na cidade e as mobilidades com qualidade e segurança, além do pleno respeito às crianças, o futuro.
Vão dizer que a bicicleta em questão, como todas vendidas no Brasil, passam pelo crivo e recebem selo do IMETRO, ao que respondo que de boas intenções (?) os P.A., Pronto Atendimento dos hospitais, estão cheios. O P.A. do HC que o diga. Nos fins de semana boa parte dos atendimentos são para crianças, muitas acidentadas em bicicleta. Por que será?
Qual a raiz do problema? A forma de certificação de qualidade exercida no Brasil, muito detalhista e nada realista. Nos Estado Unidos, por exemplo, a bicicleta é " um veículo de rodas, com sistemas de direção, freio e propulsão que sejam seguros, e um selim fixo"; ou seja, a bicicleta deu problema o fabricante e ou a bicicletaria estão fritos. Aqui? Recebeu o selo do IMETRO está OK. Está?
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Aos meus leitores que são pais: com tristeza recomendo que não comprem bicicletas infantis fabricadas no Brasil. É possível encontrar no mercado brasileiro bicicletas infantis distribuídas no mercado americano ou europeu. Mesmo que custem um pouco mais, optem por estas, custam muito menos que tratamento de hospital.
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