chato
adjetivo
- 1.que tem a superfície plana (ou quase), próxima da horizontal."painel c."
- 2.POR EXTENSÃOque tem pouca ou nenhuma elevação."nariz c."
- 3.POR EXTENSÃOde pouca altura ou pouca espessura."travesseiro c."
- 4.POR METÁFORAacanhado, estreito."mentalidade c."
- 5.POR METÁFORAsem originalidade ou brilho; monótono.
- 6.adjetivo substantivo masculinoque ou o que é maçante, enfadonho ou insistente."conversa c."
- 7.adjetivo substantivo masculinoque ou o que aborrece, perturba ou preocupa.
Antes de mais nada; Salve o pai dos burros, o Santo Dicionário! Amém.
Lendo os vários significados de "chato", afinal quem é chato? O que é chato? Depende muito. Chato antes de mais nada é adjetivo, um complemento, daqueles que a educação manda que não se fale cara a cara. Falar pelas costas é comum, mas será politicamente correto, ou nem isto se permite mais?
O cara chato é chato por que ele é maçante, enfadonho, aborrece, perturba, ou porque você o acha um chato? Chatos são tachados pela boiada? Individual ou boiada, tem opção.
E aí, você já se sentiu um chato? Eu me olhei no espelho e o texto saiu. Ressaca de ontem, faz parte.
Você descarta a conversa com um chato? Fala sério, quem não descarta? A imensa maioria descarta, mas talvez não valha a pena. Paciência meu caro, paciência; paciência é a mãe da sabedoria. Aprende-se muito com quem é chato, basta saber ouvir e instigar o melhor que a chatice de quem vos fala pode oferecer. Depois da quinta cerveja vai qualquer coisa, até bafo de alho.
Agora tem rede social a disposição de todo mundo no celular. É a salvação da pátria. Você senta numa mesa para jantar com uma figura que é um porre e sem maiores formalidades vai ver o que há de novo no Whatsapp, Instagram, Twitter, ou... Pelo cerimonial destes dias nem falta de educação mais é. Os dois enfiam o nariz na telinha, não trocam uma palavra a noite toda e terminam o delicioso jantar sem brigas e discórdias; que maravilha! Mas levante bem o celular para não deixar que o outro de esgueira perceba sua cara de "que porre!". Nas garfadas não dá para disfarçar, mas aí basta enfiar a cara no purê de batata.
Porre é uma variação turbinada de chato. No tempo da onça era um "chato de galocha". As denominações evoluem.
Para o pessoal da época do chato de galocha chato mesmo é celular. Os tempos mudaram. Naquela época, no tempo da onça, uma baforada de fumaça de cigarro longa e bem dada era sinal de "deixa de ser chato" que se podia ler como "como você é interessante". Vide que depois de qualquer cena de sexo do cinema americano dos anos 40 e 50 o casal imediatamente virava cada um para seu lado e acendia um cigarro. Mais ou menos a mesma coisa que acontece agora com o celular, a grande diferença é que o "Foi bom para você" não é mais falado, mas digitado. Cigarro queima e não tem vibrador, então vai com calma.
"Você viu esta?" Clipes de segundos, tudo instantâneo, mensagem cifrada, vc, ngm, emojis, que saco, nada mais chato. Mentira, depende de quem envia. Vai da inteligência.
Afinal, existe algo mais chato que repetir a mesma coisa toda hora, todos dias? Nada mais chato que a burrice.
Sei, sei, já me disseram: chato é quem não quer viver os novos tempos. Segundo me disseram, nada mais chato que ser antiquado, aquele que não é "in". In... on... in... on... in... on... in... on, ok, sou um asno.
E um dia a coisa legal que se repete vira chata, muito chata. E o chato do passado se descobre que é simpático, cativante, cheio de boa conversa. Ufa!
Como tudo nesta vida, há os chatos inteligentes, chatos burros, os xucros, os grosseiros, us beubos, ah! os beobos! Alguns são irremediavelmente chatos, se não inoportunos, ou até coisa pior.
O problema de boa parte dos chatos é a forma. Se não se ouve, paciência, paciência, não se descobre o conteúdo, que é o que realmente interessa, quando há. Se o conteúdo não interessa quem é chato é que não consegue ouvir. Que chato!
Os que não param de falar, os que falam sem parar, e há uma sutil diferença. Primeiro, os que não sabem o que estão falando. Os que sabem o que estão falando, mas não admitem interrupção, comentários ou intervenção. Os dois são chatos.
Divertidos são os que falam abobrinhas inconsequentes que nos fazem rir. Um dia vai descobrir que ele também é chato. O zoológico é diversificado. É lógico que tem uns que se pudéssemos jogaríamos pela janela, mas do 10º andar...
Agora, chato mesmo, aquele chato imperdoável, que precisa ser extinto, cancelado, pulverizado é aquele inseto pequenino, dito piolho, que a gente tira com pente fino e joga na privada. Mais que um pé no saco, ele é tão chato que gruda nos pentelhos... Que horror!
Tem gente assim? Upa! E como tem! São mais que chatos, são os piolhos sociais. Além de chatos, briguentos. Destes corre, não tem jeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário