terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

A história da bicicleta em São Paulo por trás dos panos antes de 2009, por Walter Feldman

Entrevista realizada em 22 de março de 2009 no evento Pedalando e Aprendendo realizado na Marginal Pinheiros, fechada, óbvio, entre Ponte Estaiada e... e..., que seja.
Walter Feldmann, então Secretário de Esportes e Lazer no Município de São Paulo fala sobre o processo ocorrido a partir 2005, na administração municipal Serra, quando se começou a falar para valer sobre a questão das bicicletas e ciclistas. O processo começa logo após Serra assumir com o Projeto GEF Banco Mundial, que foi a primeira vez na história deste país que sentaram a mesa para reuniões todos os que sempre deveriam estar envolvidos num projeto para implantação de sistemas cicloviários: SVMA, SPtrans, CET, Secretaria de Obras, Metro, CPTM, Secretaria de Transportes, Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado, Chefia de Gabinete do Município, entidades civis, representantes dos ciclistas, Banco Mundial, ITDP, Sabesp e outros que não me lembro mais, se não me falta a memória 17 representantes ao todo. 
Walter também dá uma dica que sobre a futura Ciclo Faixa de Domingo, peça fundamental para forçar a Prefeitura a realmente implantar sistemas cicloviários. 
Só para entender, atrás do Walter está o que depois se transformaria na Ciclovia Rio Pinheiros, um projeto antigo, bem mais antigo que se possa imaginar, que nunca saiu do papel porque o rio e seu entorno têm cinco autoridades ou responsáveis, sim 5 mandando, Federal, Estadual e Municipal, que nunca se entenderam e nunca deram uma resposta.
Para quem não acompanhou ou desconhece o trabalho do Walter Feldmann, recomendo que vejam. De minha parte fica um profundo "Muito obrigado".






Nenhum comentário:

Postar um comentário