sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Ser ou não bom, eis o pecado?

Quando ainda trabalhava dando consultoria mais de uma vez me foi dito que era incapaz de entender a realidade dos ciclistas comuns. Fui acusado de ser um ciclista diferenciado. Diziam que minhas soluções eram irreais, perigosas, impraticáveis. Não interessava a eles minha história. Eu ensinei por mais de 7 anos alunos que nunca conseguiram pedalar, traumatizados, com problemas clínicos físicos e psiquiátricos. Minhas aulas começavam em local sem movimento e terminavam dando segurança para o aluno para ele ter liberdade e pedalar em qualquer local, evitando avenidas de preferência. Tampouco interessou aos meus detratores o longo histórico como guia de passeio que começou em 1988. Não importa em que situação sempre tive preocupação especial com os pregos, os que ficam no fundão, que não tem prática, pedalam mal e até mesmo uns poucos que não sabiam pedalar e não confessavam só para participar. Eles sabiam de toda minha história, mesmo assim eu 'não sabia de nada', não era confiável porque era bom, seja lá o que isto signifique na cabeça dos que me acusavam. 

Devia ter caído minha ficha muito antes o que realmente se passava. Numa reunião em 1983 com técnicos de trânsito, a bem dizer cardeais do pedaço, onde deveriam dar aval para um projeto de mais de 250 km de sistema cicloviário para São Paulo, aconteceu o mesmo sem que dissessem uma palavra. Eu os irritei porque de fato conhecia o que estava falando e saber o que estava falando foi a ponto para a negação para seguir em frente.

A vida é interessante. Nunca tinha me dado conta do tamanho do elogio que é "você pedala como profissional...". Sério, nunca tinha caído a ficha. 
Tenho facilidade para receber críticas, que sempre viram estímulo para procurar os erros e melhorar, mas no caso de "você  pedala como profissional" era ouvir a frase e ficar completamente irritado porque sabia que aquilo era o "não" ao que propunha. Para quem saber o que foi e continua sendo: http://escoladebicicleta.com/bicicletatransporte.html. O projeto original é de 1983, só foi atualizado, mas basicamente é o mesmo.

Ciclistas diferenciados, profissionais ou amadores, como é meu caso, leem, estudam, procuram se informar, buscam se especializar, questionam, buscam respostas. Alguns seguem ditames de competição, ou seja, a busca pela perfeição na técnica de pedalar, condicionamento físico, manutenção da bicicleta, procura dos melhores caminhos, o que foi meu caso, mas sem exageros. Qualquer esportista de ponta é neurótico com o fazer bem feito, com o melhor resultado possível, com chegar ao zero erro. Zero erro, zero acidente, é o objetivo final da segurança no trânsito em países civilizados. 
Mais um detalhe crucial: ciclismo é um esporte individual no qual tudo gira em torno do coletivo, ou resultado não vem. Quem compete pensa em todos e em tudo, portanto tem uma boa noção do que é trânsito e mobilidade.

Enfim, obrigado pelo elogio, ou acusação, como queiram.

Acredito no que falo por que tive muita sorte no convívio com pessoas com qualidades especiais em suas áreas e me esforcei para fazer igual, o que nem sempre foi possível. Agradeço de todo coração a todos que me ensinaram algo. Mesmo que não tenha caído a ficha me esforcei. Incluo aí os sacanas, de quem se aprende muito. A vida é assim.

Agora, que estou mais velho, ganhei a consciência que quanto mais sei sei que nada sei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário