sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Porque Marina não pedalava na ciclovia

Pelo menos não está no CTB que quando da existência de uma ciclovia o ciclista é obrigado a pedalar na ciclovia e proibido de pedalar na rua. Se estivesse a defesa do motorista que causou o acidente fatal para Marina provavelmente usaria. Marina tinha o direito de pedalar onde bem entendesse. Qualquer um tem este direito.

Branco contou que faz tempo uma menina foi assaltada na ciclovia da Sumaré com uma paulada no rosto. Teve que sofrer operações e ainda está com problemas no rosto. Continuou Branco, "Eu tenho medo de pedalar na ciclovia. Prefiro pedalar na rua, é mais seguro. Marina sabia desta história (a paulada na cara) e provavelmente estava pedalando na rua por causa disto. Não é só assalto, é violência contra a mulher". Depoimentos de próximos a Marina falam o mesmo.
Eu nunca me senti seguro em ciclovia, principalmente à noite. Quando tenho que ir ao apartamento de Teresa, perto do Parque Villa Lobos, vou pedalando na avenida Pedroso de Moraes. Por muita sorte numa noite não tomei um Audi na bunda que veio ultrapassando todos pela direita a uns 120 km/h. Também por muita sorte e em inúmeras ocasiões não me arrebentei pedalando na ciclovia vítima de acidente causado por ciclistas pouco civilizados.

As ciclovias pecam na sinalização vertical, horizontal, semafórica, o que creio tenha sido a causa da morte de Mariana, a jovem modelo que bateu num ônibus na esquina da av. Faria Lima com rua Chopin Tavares de Lima. Os semáforos para o ciclista e para a conversão do ônibus ficam juntos, um em cima do outro, o que causa confusão e acidentes.
 
A iluminação pública essencial para evitar assaltos, colisões e atropelamentos é ruim ou inexistente na maior parte das ciclovias. Usar a iluminação geral da rua ou avenida em algumas situações não basta para ciclistas e principalmente pedestres. A CET sabe disto e implanta iluminação especial para pedestres onde pode. Os resultados positivos não deixam dúvidas.   

Não fui assaltado numa ciclovia por que sou louco de pedra. Três pré adolescentes fecharam a ciclovia da Pedroso de Moraes no estilo filme de polícia americano. Quando entendi o que ia acontecer levantei a cabeça, olhei em direção a eles, dei um sprint acelerando o quanto pude pensando "Me arrebento, mas pelo menos um vai ficar estendido no chão, aí a brincadeira começa" e quando estava em cima abriram. Pedalei mais uns metros e parei, virei o corpo e me diverti com a expressão de pânico deles. Deram o fora rapidinho. Não pedalo no trecho da ciclovia Faria Lima próximo a av. Pedroso de Moraes nem que me paguem.  
Histórias de assaltos em ciclovias são inúmeras. Pouca gente se dá ao trabalho de fazer B.O. ou avisar a Polícia. Assim não dá.

Sei que ciclovias são necessárias, concordo com boa parte delas, mas cada dia mais e mais ciclistas têm medo de pedalar nelas. Algo está muito errado e tem que ser corrigido o mais rápido possível.

O Brasil perdeu mais uma rara inteligência. Não podemos nos dar a este luxo. 
Beijo Marina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário