domingo, 14 de junho de 2020

Black Lives Matter e a cultura

Cultura deve ser escancaradamente aberta para o bem e para o mal. A meu ver informação não deveria ter limites expondo todos os lados para assim fundamentar e preservar a verdadeira história. A escravidão, qualquer que seja ou tenha sido, deve ser combatida, mas sua história deve ser um livro aberto, gostando ou não do que está lá em letras, fatos e imagens. A boa alma cresce também do olhar e compreender o mal. "Odeie seu ódio" é uma interessante pixação, faz refletir. Eu diria "aprenda do ou com seu ódio", mas pare por aí. Cresceu quem compreendeu. 

Entendo a reação da população derrubando as estátuas de escravagistas, mas confesso que preferia que fossem retiradas de circulação e guardadas até que pudessem ser novamente expostas para contar a história, aí sim a verdadeira história. Provavelmente é o que deverá acontecer em países civilizados. Só a verdadeira história nos libertará, como a própria história prova que a verdade nos libertou no passado e segue nos libertando a cada momento que é contada sem rodeios, medos ou tendências. 

O Estadão publicou um texto sobre radar-cultural/o-impacto-do-movimento-antirracista-black-lives-matter-na-cultura/ onde colocam que o filme "E o vento levou" foi tirado de catálogo, o que acho péssimo. Já escrevi sobre as séries "Revisitando a Segunda Guerra Mundial" e "Segunda Guerra Mundial a cores" que mostram imagens e falam sobre detalhes até então nunca tinham sido divulgados e que muda a compreensão do que foi aquela loucura planetária. Esconder fatos, não importa quais ou de quem, trouxe uma série de distorções no progresso para o bem e a equidade de todos. Toda informação que se oculta retira a verdade de seu contexto e a partir daí ela passa a ser a verdade do vencedor daquele momento, nada mais. Na TV mostraram imagens do nome Penny pintado de preto nas placas da Penny Lane Street, título de uma das músicas mais marcantes dos Beatles, um singelo tributo dos personagens da a vida cotidiana e normal de uma rua de Liverpool. Penny é o nome de um personagem da história ligado ao escravagismo negro. Repito, entendo estas reações, mas lembro de Gandi e Mandela. 

Notícia de última hora: uma estátua de Cristovão Colombo foi vandalizada em nome de... Ups! Cristovão Colombo? Desculpem, mas esta não entendi.

Aqui no Brasil não é necessário qualquer gatilho político / ideológico / racial / religioso para que estátuas sejam depredadas, depenadas ou roubadas. Elas simplesmente desaparecem e ninguém faz nada. Uma pequena estátua de 400 kg foi roubada sem que ninguém percebesse. Mais, não se tem notícia de investigação... https://www.youtube.com/watch?v=mAf6F_ZnbOI (não sei porque não consigo carregar os vídeos neste blog)

Vale a pena ler:
Análise: as estátuas derrubadas indicam algo maior , Sérgio Augusto , ESPECIAL PARA O ESTADO; 14 de junho de 2020 | 05h00


Nenhum comentário:

Postar um comentário