terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Morre ciclista acidentado no Pedal Anchieta 2018


Nestes exatos 30 anos de passeios noturnos em São Paulo só consigo lembrar de uma morte, um ciclista que no meio de uma descida acentuada encaixou e travou a roda dianteira numa grade criminosa, um tombo horroroso. Se tivesse havido outra morte provavelmente eu teria sabido.
A morte do jornalista Roberto Zaghini decorrente de um gravíssimo tombo ocorrido na descida da Serra do Mar durante o Pedal Anchieta 2018 entristece, mas não empana o evento. Repito, no meio de mais de 33 mil ciclistas ter dois gravíssimos e um grave é praticamente nada. Não deveriam (nem poderiam) ter acontecido; havia uma forte torcida dos organizadores para que o passeio corresse bem, e a verdade é que correu, foi muito bom.  

Foram 19 ocorrências só na Serra do Mar. Muitos foram derrubados por imprudência de outros ciclistas que acham que sabem pedalar, mas não fazem ideia do que é pedalar em grupo, no meio de um pelotão. Pelo que dizem Zaghini foi tocado por um ciclista que vinha mais rápido ou correndo e caiu, mas estou no pelo que dizem. Saber exatamente como ocorreram cada um dos 19 acidentes na serra é de suma importância para saber o que tem que ser melhorado na próxima edição do Pedal Anchieta. O que é certo é a profunda irritação de muitos com os idiotas que desceram a mil sem respeitar ninguém, pior, sem olhar para trás quando provocavam a queda de outro. 
Não tenho dúvida que precisamos parar de passar a mão na cabeça dos idiotas, dos sacanas, dos de má fé. 

Gostaria de saber o que aconteceu de fato com Roberto Zaghini e principalmente se a pessoa que causou o acidente (se realmente alguém causou o acidente) parou para ajudar, o que como brasileiro tenho inúmeras razões para duvidar que tenha ajudado. O acidente foi um pouco a frente de onde eu estava. Passou o atendimento e parou tudo por mais de meia hora. Quando voltou a andar, bem devagar, um grupo de ciclistas que ajudava gritava que todos entrassem em silêncio no túnel a frente por que ainda estavam fazendo atendimento. Adiantou? Dentro do túnel foi uma gritaria ensurdecedora. Comportamento bem brasileiro; 'o outro que se foda, eu quero me divertir'.

Meu pesar a família e amigos do jornalista e ciclista Roberto Zaghini.

Um comentário:

  1. Olá amigo,sou amigo do senhor Roberto Jorge Zaghini, ouve o choque do outro ciclista com ele,o outro também caiu,pore p com pequenas escoriações,os amigos que estavam com o nosso amigo,senh se Roberto como costumávamos chamá-lo, uma forma carinhosa,viu a pessoa que o derrubou, vamos dizer assim. O senhor Roberto estava com a cabeça sangrando e muito agitado,os nossos amigos foram,acalmar ele até a ambulância chegar, nesse meio tempo o outro ciclista, envolvido no acidente,foi embora. Na hora do acidente já estava dentro do ônibus, subindo a serra. Eles me ligaram na hora do acidente. Pois no dia era aniversário do meu filho e tinha saído de madrugada de casa. Mas as testemunhas viram o ocorrido. E não imaginava que o outro ciclista iria embora. Muito triste o ocorrido.

    ResponderExcluir