O JN / TV Globo fez uma série de matérias sobre a nova era digital e como estamos o Brasil. Digo eu: mal, muito mal. A matéria comparando a educação no Uruguai com a que temos aqui no Brasil nos diz que temos uma uma situação vergonhosa, em vários sentidos. A meu ver, a Globo suavizou um pouco o que acontece por aqui, mas faz parte do jogo.
Foi uma semana de matérias de 10 ou 15 minutos cada, enfocando diversos aspactos da situação geral do que acontece no setor digital, e porque não dizer, de nosso futuro. Uma destas matérias, a das centrais de super computadores, eu comentei em um post passado.
Para mim foi um choque a comparação entre a educação digital no Uruguai e aqui. Aliás, não foi muito porque conheço o Uruguai e as diferenças gritantes entre nós e eles começam, ou passam, ou terminam na educação formal, informal, e social dos dois países. Me foi comentado que eles são um país pequeno e que administrar e resolver problemas fica muito mais fácil, o que está correto, mas está longe de ser o âmago da questão.
Fato é que, aqui nem quando entram numa escola e depredam ou roubam a reação da sociedade é a devida, lembrando que polícia, investigadores, e justiça são parte do que se chama sociedade, fora o povo, que se entendesse de fato sobre o que se trata educação e o valor de uma escola jamais permitiria tantas barbaridades.
Os governos querem o povo educado? Tudo indica que não, inclusive aqueles que se dizem donos da justiça social. Se quisessem de fato boa parte de nossos problemas estariam resolvidos, inclusive a alfabetização, o b a ba, o 2+2=4, coisas assim. Dizer-se protetor dos fracos e oprimidos e com 20 anos de governo não ter mudado radicalmente os números vergonhosos que temos é o que? A universidade nos salvará? Piada!
Educação digital? Mais que urge, mas quanto se tem que corrigir para não ser um simples ato de populismo? Notebook em escola que é um forno e tem goteiras, quando não falta energia ou internet? Quando não entram e roubam tudo? Etc...
(Esquece o esgoto. Não dá para ver. O que não se vê não dá voto)
Eu recomendo muito, para quem se interessa pelo assunto, que busque as matérias do JN TV Globo. Ótimas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário