quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Evento de automobilismo proibido no Ibirapuera

SP Reclama
Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo

Por pressão de entidades foi anunciada a suspensão de um evento de automobilismo que ocorreria na pista de atletismo do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, Ibirapuera. Em várias reportagens, imagens mostram um pequeno trator arrancando o piso de borracha da pista de atletismo, um escândalo para os desavisados. Nas mesmas imagens é possível ver que o piso já estava bem deteriorado, confirmando reportagens anteriores ao acontecido que mostravam sem enganos que a pista de atletismo estava faz tempo imprópria para a prática do esporte e competições de alto nível. Ou seja, o piso de borracha teria que ser trocado de qualquer forma. O que não se encontra nas matérias é o teor do contrato e suas cláusulas e contrapartidas. Afirmar que um evento de automobilismo numa pista de atletismo é um absurdo é de fato um absurdo. Em países onde os atletas são heróis nacionais conhecidos, tem espaço nas mídias, viram preciosas referências, onde as pistas de atletismo são impecáveis, as competições divulgadas, os estádios se enchem de público, nestes as pistas servem para eventos de motociclismo ou automobilismo, bastando o acordo entre as partes ser vantajoso para os esportes e atletas, portanto para todos, especialmente a população. Meu pai é vizinho do Constâncio Vaz Guimarães, vejo com frequência o público que comparece aos eventos e é pequeno, mínimo para um estádio daquele tamanho. A bem verdade, tirando o ginásio, o vulgo "panelão", todo Conjunto Desportivo é praticamente um desconhecido do grande público. Qualquer evento que divulgue o espaço e traga grande público é mais que bem vindo. Ou não será? No caso, voltando ao contrato, resta a pergunta de como seria devolvida pista de atletismo depois do evento. Fato é que, independente do Governo, a Secretaria de Esporte sempre alegou que não ter verba para manter o conjunto como o esporte merece. Se forem realizadas melhorias, se derem condições para a formação de novos atletas, que seja bem vindo qualquer evento, independente de qual. A pergunta que deixo aqui é quem não gostou do evento automobilístico ali, e principalmente por quais razões, as verdadeiras, não as puristas. É sobre isto que devemos nos preocupar. 
Qual é a vida útil do piso de uma pista de atletismo?
Quando foi trocado a última vez?
Qual foi o cronograma de manutenção da pista?
Quantos eventos ocorreram na pista?
Qual o público presente?
Qual o nome dos atletas presentes?
Qual foi a verba pública para o esporte?
Quantos atletas internacionais participaram de competições e clínicas aqui?
Qual foi a verba para viagens nacionais e internacionais de atletas?
Quando foram realizados os eventos?
Etc... 

PS, não enviado para o SP Reclama e Fórum do Leitor: Convivi com esportistas, inclusive profissionais, alguns profissionais de altíssimo nível aqui e lá fora. Esporte é crucial para a construção de um povo, para o bom futuro. Se queremos um esporte sadio, que é o que acredito que a imensa maioria quer, precisamos deixar de ser ingênuos, crédulos, carolas, inocentes úteis. 
Não faço ideia do que aconteceria depois do evento, se daria bom ou ruim, mas no meio do que vivemos eu não fecho portas, prefiro descobrir o que há por trás, o que mais, etc... Fechar as portas desta forma, para mim tem coisa, não sei o que. A história está mal contada. Aliás, não está contada.
Rasparam o piso da pista? Se não acontecer o evento, quero ver em quanto tempo o poder público instala o novo, afinal, eles são os responsáveis. Pelo que já aconteceu com a piscina... a brincadeira vai longe. Pelo menos não vamos ter atleta tendo lesão por causa do velho piso que foi removido. 

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/02/15/apos-criticas-de-atletas-gestao-tarcisio-cancela-corrida-de-automobilismo-no-complexo-do-ibirapuera-zona-sul-de-sp.ghtml

https://www.metropoles.com/sao-paulo/governo-cancela-prova-de-automobilismo-no-estadio-do-ibirapuera

https://www1.folha.uol.com.br/esporte/2024/02/pista-de-atletismo-do-ibirapuera-e-destruida-para-receber-corrida-de-carros.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário