segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

A vida continua? Simples assim?

Futebol é reflexo de seu ambiente ou o ambiente humano é reflexo do futebol? Qualquer que seja, é inaceitável após um vexame os responsáveis alegar que "a vida segue", simples assim. Como assim a vida segue? Nós brasileiros encaramos as derrotas, os erros, as catástrofes sem aprender, sem corrigir, levando a vida que segue (com os mesmos erros atávicos). A história a humanidade não traz notícia de qualquer time vencedor, grupo social e porque não falar de país vencedor, que tenha gritado "a vida segue" com tanta naturalidade. Também desconheço qualquer personagem ou grupo social vencedor que tenha dito "assim não brinco mais" ao primeiro revés ou simplesmente depois de ter sido chamado de "burro" no meio do calor de um jogo ou luta do dia a dia. A diferença entre perdedores e vencedores se faz também no abaixar ou levantar a cabeça depois de sofrer uma injúria ou violência. Ser chamado de burro é problema? UAU! Me curvo em agradecimento à dignidade e hombridade de Vinícius Junior que responde aos piores urros com cabeça levantada e vitórias. Agradeço a todos heróis de nossa história, os que nunca acreditaram na lamentação providencial de "a vida segue". De tantos outros, a maioria desconhecidos, até mesmo os chamados de burros, não se ouvirá "não brinco mais". É este o exemplo que se espera para os brasileiros, não menos. 


Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo

Há uma enorme diferença entre cuidar de quem realmente tem problema e ficar passando a mão na cabeça de quem choraminga depois que recebeu um pito, não importa quão duro e injusto tenha sido. Só se vai transformar este país, o que é urgente, quando os verdadeiros bons exemplos que tivemos e temos passem a servir de norte para construção da nação que queremos. Perguntem se as mães que fazem este país seguir, e mesmo sofrendo todo tipo de desrespeito, se podem se dar ao direito de choramingar.
O estranho é que não se comenta que os ofendidos pelo grito "burro" são os mesmos que podem responder a um vexame com "a vida segue". A vida segue com ele continuando a receber seu polpudo salário. Aí fica fácil. Que exemplo fica para a torcida? E não só para a torcida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário