segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Fred Tejada


Recebi a notícia que Fred Tejada, um dos mais importantes nomes da história de todos os tempos do motociclismo e ciclismo brasileiro, morreu em um acidente de bicicleta a princípio bobo: tocou sua roda dianteira na roda traseira do ciclista que ia a frente e caiu 'ruim', para dizer o mínimo. A perda para o esporte é literalmente irreparável, e no caso do Fred Tejada literalmente não é uma cortesia para um caríssimo amigo de quem gostava demais e acabou de partir. 
Poucos sabem quem realmente foi Fred Tejada e está aí a prova de sua grandeza. A saber, ele foi a referência dos que são referência. Pessoa simples, tranquila, de fácil acesso, fala mansa, lutador, abriu caminho para o moto trial no Brasil, sendo um de seus maiores campeões. Nos primórdios do mountain bike. Só vim a saber quem realmente era Tejada, qual a importância dele para os esportes, muito tempo depois por um amigo. Quase caí da cadeira. Quem conheceu bem a história de Fred sempre o colocou num outro planeta, um olimpo para os verdadeiros vencedores, colaborativos e justos.
A última imagem que guardo dele foi quando chamaram o vencedor da categoria veterano na última Prova 9 de Julho antes da pandemia: Fred Tejada. Não fazia ideia de que o baixinho estava pedalando tudo aquilo. Sorridente subiu ao pódio e foi muito aplaudido. Aquele pessoal sabia bem o quanto ele pedalava, mas provavelmente poucos devem saber os títulos que carregava. Campeão!

Vi pouquíssimos esportistas com o nível técnico e consciência das ações como Fred Tejada tinha, mesmo assim se enroscou com a bicicleta da frente numa descida, bateu desajeitado a cabeça e partiu. Vai fazer muita falta, mesmo que seja só para bater um papo informal. Forte abraço, amigo. Boa viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário