quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Ciclofaixas no Alto de Pinheiros / Pinheiros e a circulação de ônibus por ali

Rua Sumidouro, corredor de ônibus a duas quadras da Estação Terminal Pinheiros. Do outro lado da rua a ciclofaixa Costa Carvalho - Eugênio de Medeiros

Rua Paes Leme, corredor para os ônibus que saem do Estação Terminal Pinheiros sentido Centro e outros destinos, passando pelo Largo de Pinheiros onde os defeitos no concreto aumentam. Não há dinheiro para fazer os reparos?

Ciclofaixa rua Eugênio de Medeiros, uma quadra acima da Estação Terminal Pinheiros, zero ciclistas.

Novas ciclofaixas no Alto de Pinheiros
Av. Antônio Batuíra que liga a Marginal Pinheiros (av. Dra. Ruth Cardoso) à Praça Panamericana. Passo por lá com muita frequência e é raro ver um ciclista pedalando. Tem o Clube Alto dos Pinheiros, para onde vão alguns pouquíssimos ciclistas.

Olhem a sequência de fotos
O comportamento destes dois ciclistas é o mesmo aqui ou em qualquer parte do planeta quando o caminho que ele tem pela frente não faz sentido ou privilegia os automóveis. 
Os ciclistas descem pela av. dos Semaneiros, que sai da Praça do Pôr do Sol e termina na Marginal Pinheiros (av. Dra. Ruth Cardoso). Um cruza a Pedroso de Moraes e segue em frente, o outro pega a ciclovia da Pedroso no sentido Praça Panamericana.









Para os ciclistas quando não havia a ciclofaixa era mais fácil e seguro cruzar. O complicador são os carros que dobram a direita, principalmente à tarde, para pegar a av. dos Sesmaneiros e acessar a Marginal Pinheiros. Mesmo neste horário é raro ver ciclista. Na esquina da Marginal está o Clube Alto dos Pinheiros, mas a rua Guerra Junqueiro onde está a portaria do clube, e o paraciclo, tem mão contrária para quem desce a Sesmaneiros. Também próximo à Marginal está a Ponte Cidade Universitária. Passando por baixo da ponte se tem acesso a Ciclovia do Rio Pinheiros, apelidada Ciclovia Capivara. O acesso é feito pela calçada que é estreita e tem muito trânsito de pedestres, um triste caos. 
Reforço que o trânsito de carros ou de ciclistas na av. Semaneiros é muito baixo, muito baixo mesmo, para justificar uma ciclofaixa.

Rua Simão Alvares
Nunca vi trânsito suficiente ou perigos que justificassem a implantação de ciclofaixa na rua Simão Álvares. Aliás, a bem da verdade, nunca vi trânsito. Já na rua Inácio Pereira da Rocha (o cruzamento da primeira foto), onde passa um tanto de ciclistas não se fez nada, e confesso que não sei o que faria porque o trânsito é intenso praticamente o dia todo. Mas gastar dinheiro na Simão Álvares, para que?

Rua Simão Álvares com cruzamento da Inácio Pereira da Rocha. A ciclofaixa de mão dupla termina na Teodoro Sampaio (segunda foto, ao fundo), uma das ruas mais movimentadas do bairro por onde passa a maioria das linhas de ônibus que sobem para a av. Dr. Arnaldo, av. Paulista e av. da Consolação sentido Centro e outros. Na Teodoro circulam muitos ciclistas sem espaço. Não entendo porque a ciclofaixa de mão dupla da Simão termina na Teodoro.
Passando a Teodoro Sampaio o ciclista entra num trecho sinalizado para trânsito partilhado com os automóveis, o que não vejo problema para quem está no sentido da mão. O que não dá para entender é como o ciclista que quer ir no sentido contrário, para Vila Madalena, deve se comportar saindo da Artur de Azevedo, já que a ciclofaixa de mão dupla só começa 300 metros depois.



Como já disse, o trecho sinalizado termina na rua Artur de Azevedo, uma ciclofaixa que é bem usada. Seguindo em frente mais um quarteirão o ciclista chega na rua dos Pinheiros, linha reta entre o Largo de Pinheiros e a esquina da Rebouças com Brasil, cheia de bares, cafés, lanchonetes e restaurantes, desde sempre cheia de ciclistas, na mão, na contramão, nas calçadas, vindos de todas as partes. Estranhamente na rua dos Pinheiros não há qualquer sinalização sobre ciclistas. Nem paraciclos. Ok, há um trecho de ciclofaixa entre a Cunha Gago e a Faria Lima, mas dou a dica para fique uns minutos na esquina da Artur Azevedo com a rua dos Pinheiros para ver o que acontece.

Voltando a Simão Alvares; quero ver o que vão fazer no início dela, na rotatória que há em Vila Madalena. Aliás, quero ver onde termina esta história. Infelizmente não acredito na controladoria do estado.

2 comentários:

  1. POr que não promovem algo para facilitar e incentivar as pessoas para o pedal? Lamentável tudo isso .

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  2. Facilitar, incentivar, promover, mas com qualidade. Enquanto se gasta muito com o que pode ser questionado, e se o questionamento é fácil..., não vejo gastarem com educação, o que traz resultados inquestionáveis e perenes

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