sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Medo da privatização ou de que?

Medo do que? Do diferente? Ou medo de mudar, de sair do comodismo? 

Houve e continuará havendo uma gritaria com esta privatização do Pacaembu. Ninguém sabe exatamente o que vai acontecer, mas todos tem certeza que privatização assusta e se assusta deve ser combatida. 
Pacaembu faz parte não só de minha vida, mas da vida de minha família. Meu avô Fernando de Azevedo morava próximo, minha mãe ia pegar água na bica que lá existia e da qual resta uma pedra  retangular com cara de leão que da boca jorrava a água pura e cristalina. Está largada no estacionamento do ginásio do Pacaembu e ninguém se importa nem sabe o que é. Naquela época o Estádio do Pacaembu e seu complexo esportivo sequer existiam.
Descobri a piscina quando assisti meu irmão Murillo competir numa prova de natação. Ele queimou a primeira largada e na segunda, de birra, largou bem atrasado e mesmo assim chegou em terceiro, e se tivesse mais uns metros ganharia a prova; coisas de Murillo.
Nado nesta que é a única piscina olímpica pública do Município de São Paulo desde 1974, época que entrei na FAAP, e vi de tudo, principalmente muito descaso da coisa pública com o Pacaembu, mas também e principalmente dos usuários. Eu não só nadei, mas durante um tempo fiz parte de um grupo colocou chuveiros, saboneteiras, levou material de limpeza e limpou os banheiros, colocou um relógio na piscina, e manteve a piscina funcionando para todos. Eu amo tudo aquilo e por isto estou feliz que seja privatizado. Pacaembu não merece o desrespeito com que foi tratado.
Sábado passado Poliana Okimoto e seus amigos organizaram um abraço da piscina do Pacaembu. Quando entrei na piscina dei de cara com quase 200 nadadores na água sendo treinados, um mar de gente que nunca havia visto na vida lá ou em qualquer outro lugar. Fizeram os 20 tiros de 50 metros previstos numa ordem de fazer inveja. Lá estavam os garotos de Capão Redondo que por falta de piscina treinam na Represa do Guarapiranga. Não tirei fotos, não consegui, a emoção não deixou. Não entrei na água porque gosto de nadar só e na piscina do Pacaembu tive esta mágica oportunidade inúmeras vezes.
Na quarta-feira nadei praticamente sozinho, uma espécie de despedida de tempo que não voltam mais, pelo menos não devem voltar. Na saída conversei com o pessoal que vai assumir o Pacaembu. Acreditem, eles são humanos, são normais, e conversam feito gente. Segundo o que me foi dito em 2020 não muda nada, os equipamentos esportivos do Pacaembu continuam funcionando da mesma forma que vinham funcionando. Faz sentido, eu acredito, mas vamos ver. Infelizmente vivemos num Brasil da desconfiança generalizada. Aconteça o que acontecer o que não pode é o complexo esportivo Pacaembu seguir lentamente caindo aos pedaços como vinha acontecendo na coisa pública.


Não importa se o espaço é público ou privado de uso público. O que importa é que tenha qualidade e seja cuidado. O poder público já deu provas mais que contundentes que não tem capacidade de manter um mínimo de qualidade na sua prestação de serviços. É triste dizer isto, mas é fato. Ter medo de privatização não faz sentido. Tenho medo é do silêncio do povo e de individualização extremada dos brasileiros em geral. Isto apavora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário