quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

As caçambas do fechamento do Pacaembu

Vi pessoalmente, mas não tive estômago para fotografar. As fotos estão na matéria da Folha.
Pensei: Museu Nacional, Museu Paulista (Museu do Ipiranga), Centro de Pesquisas Butantã... Assim caminha nossa história. Assim caminha nossa memória. Deprimente! 

Deprimente. Infelizmente vi pessoalmente. Salvei um troféu do Passeio Ciclístico da Primavera de 1985. O resto já tinham levado ou estava destruído. Deprimente!
Frequento o Pacaembu desde 1974 e vi várias administrações fazendo barbaridades com o complexo esportivo. Maluf e Pitta foram de longe os piores, mas uma das administrações petistas também deve ser citada pelo descaso e prepotência. Poucas foram as administrações que deram real importância ao que está lá e aos esportes que não futebol. A saber, quanto Serra assumiu umas tantas de famílias moravam (endereço fixo) no complexo do Pacaembu e ninguém antes tinha visto.
Agradecimentos:
Se o Pacaembu sobreviveu estes anos foi muito mais pelo amor que uns poucos funcionários tem por aquilo tudo. Agradeço e muito a todos eles. Agradeço em especial ao Sergião e Rogério, responsáveis pela piscina que mesmo meio (ou bem) capenga sempre teve água impecável, minha piscina.
Dos diretores que lá estiveram faço questão de citar o Mauro que foi Diretor, com "D" maiúsculo, por muitos anos, trabalhando com carinho e seriedade como nenhum outro. Sem dúvida Mauro foi incomparável. E Walter Feldman, ex Secretário de Esportes da Prefeitura, o melhor que tivemos. Foi Feldman mandou estampar "Cultura de Paz" em equipamentos esportivos pela cidade, inclusive no Pacaembu. De fato, esporte é cultura de paz.

Não tenho medo da privatização. Sempre tive medo é de Secretário de Esportes que não faz ideia do que seja esporte e sua história. A respeito disto caberia ao ministério público investigar a "queima de arquivo" da história do Pacaembu que foi feita não pelos privatizadores, mas pela Prefeitura atual. Deprimente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário