sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Pedal Anchieta 2019

Como tudo neste país, Pátria Amada Brasil, não poderia ser de outra forma: ninguém sabe ao certo se o Pedal Anchieta 2019 sai ou não sai. A explicação que dão Renata e Willian no abaixo vídeo diz tudo.

Quem já viu o vídeo sabe que os ciclistas estavam em tratativas para fazer que o Estado se responsabilizasse pelo Pedal Anchieta 2019 e que por sua vez o Estado queria passar a organização, a responsabilidade e principalmente os custos para alguém, quem quer que fosse. Precedentes eles têm porque a maioria dos eventos de corrida a pé são organizados por entidades particulares e não pelo poder público. O modal, bicicleta, que é pela lei um veículo, o tamanho, a extensão e a escala do Pedal Anchieta, tudo junto, não permite pensar o evento da mesma forma que uma corrida a pé, mesmo se comparado à São Silvestre, o maior evento do pedestrianismo. Não dá para jogar nas mãos do primeiro que levanta a mão. Só ser bem-intencionado não basta principalmente num evento deste tamanho e complexidade. É dever do Estado olhar as credenciais de quem vai prestar um serviço público.
Fato é que as autoridades tiveram um ano para pensar e organizar o evento. É praxe que as autoridades percam as tartarugas sobre a mesa, e perderam. Uma coisa é querer repensar e reorganizar a coisa toda da bicicleta, outra é cozinhar o galo vivo e com pena e tudo. Ninguém aguenta mais o empurrar com a barriga de autoridades.
Não dá para brincar com um evento que ano passado reuniu 33 mil participantes, não só, 33 mil ciclistas; ou mais. Quantos sejam, foi uma linda loucura ter a Anchieta entupida de bicicletas, gente feliz para valer pedalando mais de 70 km, algo sem precedentes. Teve problemas, sim, teve, um infelicíssimo acidente fatal, sim, mas não contar com uma possível situação destas é ficar fora da realidade. Virou conversa para muitos dias entre os que não foram, e criou uma ansiedade sem precedentes para este ano. Tem muita gente perguntando como vai ser este ano. A ansiedade está maior ainda porque São Paulo perdeu a Ciclo Faixa de Domingo.
Em cima da risca as autoridades vão dizer que não deu, não vai acontecer? Vão ser tão irresponsáveis imaginando que simples palavras evitarão que o passeio ciclístico para Santos aconteça de qualquer forma e que se repita numa escala maior o que aconteceu em 2017? Vão brincar de acender estopim? Uma pancadaria na serra não pode se espalhar? Não sabem do que está acontecendo aqui na América do Sul, no Chile, no Equador, na Bolívia? O Governador do Estado João Dória vai bancar a aposta?
Lembro a todas autoridades e a Vossa Excelência Governador do Estado de São Paulo: “pão e circo”. A história prova que dá ótimos resultados acalmando os ânimos.

Como tudo é entendido como ameaça neste país bipolar reafirmo que não sou de meter fogo no circo; quero paz. Vejo com muita preocupação o que pode acontecer. Não vejo outra saída a não ser o Pedal Anchieta ser realizado.
Entendo os problemas que o Estado de São Paulo vem passando, assim como acho que o uso da bicicleta tem que ser pensado e trabalhado com muito menos entusiasmo juvenil. É modo de transporte importantíssimo, lazer de milhões, esporte cada dia mais popular. Não é coisa para se brincar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário