segunda-feira, 20 de maio de 2013

Bullying

Felizmente sociedades atrasadas, como a nossa, passaram a discutir abertamente agressão familiar, entre pais e principalmente de pais contra seus filhos, e o bullying nas escolas. Olhando no entorno fica claro o tipo de educação que foi dada pelos pais a cada um de meus amigos e parentes. Quem teve pai sensato, amoroso, cuidadoso, bravo, não brutal, acabou tendo uma vida mais tranquila, produtiva, sem grandes dramas. Pais violentos, brutos, insensatos, envolvidos com álcool ou outras drogas, deixaram um legado de manchas visíveis na alma dos filhos.

Hoje fala-se muito sobre bullying nas escolas, que é triste. Pouco se fala sobre bullying familiar ou social, mas felizmente também avançamos nesta discussão. O problema é que a discussão que se faz está caminhando no atoleiro do politicamente correto. Da libertinagem para a boçalidade. Algumas brincadeiras estúpidas de colegas ou mesmo uns puxões de orelha merecidos podem ser bem educativos, mesmo que não seja terapeuticamente o melhor caminho. A diferença entre o sadio, apropriado e daninho, prejudicial está na frequência e a dose, como tudo nesta vida.

No Fórum Mobilidade e Segurança em Duas Rodas promovido pela ABRACICLO ouvi da plateia o 1º Painel: Bicicleta – um Movimento Seguro, com a mediação de minha adorada Renata Falzoni para Felipe Aragonez, Nabil Bonduki, o divertidíssimo Prof Dr. Paulo Saldiva, e Willian Cruz. Tirando o ótimo humor do Paulo Saldiva e necessária formalidade do Vereador Nabil Bonduki, restou o discurso sangrento, inquisidor e repetitivo dos três ciclistas, Renata, Willian e Felipe. Triste. Sempre a mesma coisa: carros e motoristas são as bestas do apocalipse... etc... e tal.... Ciclistas são bonzinhos.... etc... e tal... Bullying social puro, nada mais que isto. Triste.


A realidade não sustenta tal discurso. Ciclistas não fogem nada da brutal realidade brasileira. É um banho de sangue geral, não exclusivo. Ciclistas não são mais nem menos vítimas do que todos outros. Querer diferenciar a humanidade dos ciclistas da dos motoristas de ônibus, carros e motoboys é esticar demais a corda. Bicicleta no Brasil segue a passos firmes o caminho traçado dos motoboys. São todos uns malvados! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário