segunda-feira, 18 de julho de 2011

O evento do SESC e minha provocação

O evento “Cidades, bicicletas e o futuro da mobilidade” no SESC Pinheiros acabou sendo melhor do que eu poderia imaginar. Uma semana depois ainda tem gente falando, comentando, elogiando, criticando, o que deixa claro que as falas não caíram no esquecimento. Há quem tenha se decepcionado com o David Byrne, adorado o Eduardo Vasconcelos e até quem tenha falado bem sobre minha participação.

“David Byrne não é um ativista, mas escritor”, alguém retrucou numa espécie de desabafo aos que esperavam um show dele. De fato, o que ele apresentou foi o olhar de um ciclista sobre as cidades, a meu ver interessante porque mostrou slides sobre projetos de urbanistas, alguns alucinantes, completamente desconhecidos pela maioria. É claro que, como artista e cidadão do mundo, e também como ciclista, portanto preocupado com a própria segurança, David acabe formando opinião sobre a questão das mobilidades. É um processo quase que automático, inerente ao trabalho dele, mas daí a ele virar um especialista em cidades e mobilidades vai um longo caminho. David foi importantíssimo pelo público que levou ao SESC, mais de 600 pessoas. Merece nosso agradecimento e desejo de “volte sempre”.

Eu falei logo depois do David, o que não é muito fácil. Felizmente as falas, minha, de Marcelo Branco (Secretário de Transportes), e do Eduardo Vasconcelos (ANTP), acabaram se complementando. Não sei quem me disse antes do evento que o ideal seria que houvesse uma linha entre as falas, e isto aconteceu naturalmente. Para mim foi fantástico, fluido; talvez a melhor mesa da qual eu tenha tomado parte.

O evento só não foi teve repercussão maior porque houve alguma falha na assessoria, do próprio David Byrne ou do evento, não sei ao certo. Um dos trabalhos que a Escola de Bicicleta normalmente realiza é auxiliar a imprensa. Há um grupo de jornalistas que sabe que pode recorrer a nós para conseguir nomes ou caminhos para a boa notícia. E nesta nossa longa experiência nunca tivemos pedidos de socorro tão enfáticos como neste evento. Pedidos de socorro e não de orientação ou ajuda para pauta. Algo não funcionou como devido. Teve quem tivesse ficado irritado com a posição do David, mas pelo que vi acredito que ele sequer tenha sabido o que realmente estava acontecendo. A sensação que me deu, pelo pouco tempo que estivemos juntos no camarim, é que David Byrne é um tanto tímido, agitado (o que todos viram), mas solícito, atencioso. A questão é que o evento tinha muito a ver com a promoção do livro, mais que com mobilidade.

De minha parte fico feliz em ter sido reconhecido na rua por algumas pessoas que estiveram na palestra e gostaram de minha fala. A maturidade me está fazendo muito bem. A cada dia fica mais claro que calma e bom trato social fazem o melhor caminho para chegar onde se quer. Como já escrevi aqui fiz uma fala para “puxar as orelhas” do pessoal. Não é fácil dizer que as coisas estão do jeito que estão porque a população assim quer, e que a maioria não abre a boca para reclamar de melhoras ou do que está errado. Eu adoraria ter o volume de aplausos que o Eduardo Vasconcelos teve, mas já ser aplaudido no final da fala me fez bem.

Um dos blogueiros que estavam lá referiu-se a minha fala como “uma provocação”, o que acho interessante, mas não real. Eu não tenho dúvida que esta barco chamado Brasil está navegando em mar agitadíssimo porque a imensa maioria está em festa e não esta nem ai com nada. Alguns fatos atuais provavelmente levariam a população às ruas em protesto no passado, hoje sequer são motivo de conversa. Outras tantas barbaridades a maioria sequer toma conhecimento por pura falta de interesse. O pior tombo é cair da soberba. Espero que eu esteja errado, mas parece que caminhamos para isto. Há fortes indícios que a coisa não vai bem. Minha fala definitivamente não foi provocação, mas fatos reais que estão ai para quem quiser ler.

Outro fato interessante é que todos que vieram falar sobre o evento perguntaram como se faz para que se organize uma fala da Meli Malatesta, responsável pela questão das bicicletas no Município de São Paulo. Vamos ver como se faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário