sexta-feira, 29 de julho de 2011

Sobre a morte de outro filho de amigo

O Estado de São Paulo
São Paulo Reclama
É aterrorizante a falta de capacidade de ação e reação da sociedade paulistana em específico, e brasileira no geral. Aconteça o que acontecer aceitamos de cabeça baixa. Só há reação quando o absurdo acontece dentro de casa, com seus muito próximos. Sei do que falo porque desde de 1982 estou no meio de um grupo pequeno de pessoas que busca transformar nossas cidades, em particular São Paulo, em locais que tenham urbanismo e trânsito voltados para a vida. Quem trabalha pela vida sempre ouve comentários que vão do desdém à curiosidade inútil. Só em raríssimos casos, que posso contar nos dedos, vi de parte destes qualquer ação de fato. Somos uma sociedade que sequer consegue enxergar a ponta do nariz.

No começo do ano uma amiga, Myrian Araujo, perdeu, atropelado em circunstâncias ainda não esclarecidas, seu filho mais novo Leonardo Araujo dos Anjos, recém matriculado na FEA USP. Garoto de raríssimo mérito e qualidades. Agora morre atropelado Victor, também um jovem raríssimo, filho de Jairo Gurman, pai de raro cuidado, carinho e amor pelos filhos. Leonardo e Victor, pelo que fizeram em suas breves vidas, são uma perda absurda para este país. Meninos como estes definitivamente não se encontram em qualquer esquina. O Brasil parece ter prazer de jogar no lixo oportunidades valiosas.

Fica aqui meu pedido à comunidade judaica para que tenha uma reação proporcional a perda de Victor e a dor de Jairo. Acredito em vocês porque sempre se mostraram socialmente atuantes. Façam isto por Myrian e todos que perderam seus queridos. Myrian está inserida numa classe média brasileira que infelizmente não tem a educação e, portanto, o hábito de articulação histórico que vocês têm. A morte de Leonardo, como de milhares, infelizmente está a beira do esquecimento. Por favor, ajudem a iniciar a reversão deste socialismo da morte que vivemos hoje. Basta de genocídio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário