sábado, 19 de outubro de 2024

Sobre o apagão: o iceberg é o culpado

O Estado de São Paulo
Fórum do Leitor 



A opinião do Estadão, "Enel, uma vilã muito conveniente" toca num ponto crucial, as agências reguladoras, que há muito não regulam bem, e não é só no setor de energia. Estou na Itália e a diferença de qualidade da internet para a nossa é enorme. O Prefeito de Roma não está feliz com o que a cidade oferece aos cidadãos e está empenhado em melhorar muito.

Em São Paulo, uma das cidades mais ricas e importantes do mundo, mesmo sem chuva, uma hora caí a energia, com ela a internet, outra hora as grandes empresas estão fechando e internet e celular voltam ao sistema discado, outra hora os técnicos não sabem onde está o cabeamento, outra hora... 
Parece que não há o mais remoto interesse por parte das autoridades em ter Agências Regulatórias que regulem bem da cabeça. Por que será?

Nas reportagens sobre os problemas de energia não se fala uma palavra sobre o boom imobiliário e as consequências nos sistemas de distribuição de serviços. Também não se fala uma palavra sobre gatos e inadimplência. Nem sobre funcionários da Enel ameaçados de agressão ou agredidos. Nem tão pouco sobre problemas elétricos causados pela própria população. Tão pouco se há alguma preocupação das agências reguladoras com a realidade.

A Enel tem suas responsabilidades? Óbvio que sim. O excelente texto do Estadão aponta para a ponta do iceberg que há tempo rasga nosso casco. A culpa é, de fato, do iceberg, como dizem os comandantes e acreditam piamente os passageiros. Viva o SS Populista navegando por águas sempre calmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário