segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Forma e função das bicicletas de empréstimo de Praga

Povo rico é aquele que olha para a simplicidade funcional como referência de vida.
Quanto menos melhor. Sabe o que significa forma e função. O planeta agradece.

A notícia sobre as bicicletas comunitárias de Praga me deu grande alegria. Privilegia o básico, sem nenhuma frescura de projeto, construção e funcionamento. O travamento das bicicletas se faz por uma simples e vulgar corrente com código numérico destas que se compra em qualquer bicicletaria. Minimalista, provavelmente o menor impacto ambiental entre as bicicletas comunitárias. 
Um sistema tão básico quanto este só funciona quando o público é educado, civilizado, sabe do valor real das coisas. Quem gera impacto ambiental é o ser humano e suas ações, não o objeto.

Fora as Yellow, que são simples como as de Praga, as demais bicicletas comunitárias que temos hoje aqui em São Paulo usam modelos sofisticados, com projetos que chamam a atenção pelo desenho cheio de detalhes, o que demanda um processo de fabricação com um número de operações muito maior que de uma bicicleta simples, clássica. Mais complexa a fabricação maior impacto ambiental.

E aí entra a mentalidade do povo que usa o produto, no caso a bicicleta, e seu sistema de operação. 
Povo com baixa civilidade gera muito lixo.
Povo com baixo nível educacional dá mais valor para o status do que para forma e função, que é a alma da simplicidade. 
Um desenho voltado para o chamativo induz ao consumo, o que no caso das bicicletas comunitárias induz ao uso, ao pedalar, o que por um lado é bom para o meio ambiente. Não é porque é bicicleta ou pedalar que é automaticamente bom para o meio ambiente. Vai depender do grau de civilidade dos usuários. Boa parte dessas bicicletas comunitárias são fabricadas para serem "indestrutíveis", o que diminui muito os benefícios ambientais diretos e indiretos.

A verdade é que o Brasil está a um ano luz de entender a importância de forma e função. Temos uma máxima pela qual "o que é público não é de ninguém", ótima definição deste país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário