domingo, 25 de janeiro de 2015

Mapas, águas, energia elétrica

Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo

Mapa do subsolo, vazamentos, energia elétrica

Quantas cidades brasileiras têm um mapa preciso do subsolo de sua malha urbana? Normalmente cada concessionária tem o seu mapa de subsolo, isto quando tem e é de boa qualidade. A crise de água tem que ser o momento para encarar mais esta pendência vital. O mapa decente de subsolo deve incluir em um único arquivo, sob a responsabilidade da Prefeitura, nascentes, córregos, águas pluviais, água e esgoto, gás, energia elétrica, internet, TV a cabo e tudo mais que esteja sob o solo. Estes mapas não existem por diversas razões, principalmente interesses particulares. Perdemos todos, muito e sempre. O custo direto e indireto de não ter estes mapas é absurdo. Abre para concertar uma coisa e acerta noutra é o menor dos problemas. Sem saber o que está enterrado em volta da rede de águas o problema técnico vira um jogo de adivinhação para saber o que pode estar desestabilizando o terreno. De onde vem a erosão subterrânea que rompe a adutora de água? E as irregularidades do asfalto? Sem mapas a Prefeitura não pode administrar e muito menos cobrar pelo uso do subsolo, o que é dever e direito seu. A falta de mapeamento de qualidade praticamente inviabiliza o enterramento da fiação elétrica tão necessária e urgente já cidades saudáveis e sustentáveis são muito bem arborizadas.
A crise de água e luz que está ai tem que nos abrir os olhos para o que nunca quisemos ver antes: o que está debaixo de nossos pés. Precisamos conhecer nossas cidades para melhorar seu funcionamento ou continuaremos a viver em cidades fora do controle.


O que mapas de subsolo têm a ver com a bicicleta e sistemas cicloviários?
Em ciclovias, ciclofaixas, e mesmo em circulação partilhada da via o ciclista tem que se manter no borde da pista, ou seja, onde o pavimento é mais baixo para fazer escorrer a água da chuva. É muito comum que este espaço fique inundado mesmo com chuvas mais fracas. Normalmente isto acontece por que os bueiros e galerias pluviais têm problemas.
Postes alinhados na borda do meio fio podem transformar-se em uma parede para motoristas e até mesmo ciclistas impedindo a visão do pedestre que vai cruzar a rua. Ou impedir a visão do ciclista pelo trânsito. A melhora na segurança no trânsito em uma via com fiação enterrada é enorme por que a distância de visualização e o tempo de reação são muito maiores. Mesmo que houvesse dinheiro sobrando para pagar a retirada dos postes, que custa uma barbaridade, isto só é possível conhecendo o subsolo.
As rodovias mais modernas são viáveis por que ganham dinheiro com o cabeamento enterrado que corre junto a elas.
Não sei qual é o índice de sobrevivência das mudas de árvores plantadas em São Paulo, mas provavelmente seria muito maior se fosse conhecido o solo. Sombra do sol e ventos é importantíssimo para o conforto e segurança do ciclista.
Etc...

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