domingo, 28 de junho de 2026

Governo vai fazer algo pelos moradores de rua

Está noticiado, o Governo Federal apresentou algo em relação aos moradores de rua deste país, que segundo pesquisas já contam 380 mil, uma tragédia.

Parabéns pela iniciativa. Moradores de rua é uma questão dramática muito particular em todas sociedades, mas que aqui neste Brasil de tantas ditas e convenientes preocupações sociais só agora parece entrar na pauta do dia. Demorou. Mais um vez, a frente de uma eleição. Milagre populista? Realmente espero que não, mas tendo em vista tantos bons projetos desta dita esquerda que nos governa, não acharia estranho que mais uma vez ficasse na intenção ou os resultados acabem pífios.

Faz muito, décadas, que li uma matéria na revista Time sobre a questão dos moradores de rua em NYC. Em tradução raza, o título é "Lenta descida para o inferno". Brutal. A Time liberou um de seus jornalistas para viver seis meses nas ruas. O relato é seco, duro, brutal. Mais brutal ainda foi o artigo complementar sobre o drama da Time para tirar o repórter das ruas, o que ele não queria e lutou para não acontecer, mesmo tendo família e tendo passado o rigorosíssimo inverno congelante nova-iorquino dormindo na calçada, revirando lixo em busca de comida e tendo sido enxotado com frequência, dentre outras. Exatamente como aqui ou em qualquer lugar do planeta.

Mais ou menos na mesma época da matéria da Time, um dos que estudaram na mesma escola que estudei, foi parar na rua. Não se afastou de onde vivia e convivia, rua Augusta e travessas, o dito Jardins, local rico da cidade. Viajado, coisa rara naqueles tempos, falava fluentemente inglês e francês. Cito este caso porque a família lutou mas não conseguiu evitar que morresse como indigente. Em outras palavras, morador de rua é uma questão social muito mais específica e complexa do que parece a princípio. Já foram publicados aqui no Brasil vários textos e entrevistas com especialistas apontando as dificuldades reais no trato e recuperação deles, e não é nada fácil.

Seria interessante a publicação de um outro artigo, sem papas na língua, aprofundando a realidade dos moradores de rua, causas e consequências. E se quiserem ir mais a fundo nas causas se deve entrar na responsabilidade das cidades tanto no que toca ao econômico e pricipalmente sobre a saúde mental da população, toda, não só da periferia ou de favelas, como alguns imaginam ser o ponto de partida. Morador de rua não é uma questão só de pobreza, periferia ou ser periférico, mas uma questão de saúde psicológica coletiva. E o que é a cidade,mde todos, de tudo, tem tudo a ver com isto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário