terça-feira, 29 de agosto de 2023

Bom vendedor, site ruim

SP Reclama
O Estado de São Paulo

Fiz a compra de um colchão de casal na Copel da rua Pinheiros e fui muito bem atendido pelo vendedor Henrique, um jovem de 24 anos. Parece uma situação trivial, mas não costuma ser. Vendedores costumam subir no cangote dos possíveis clientes para vender a qualquer custo, o que não aconteceu. Henrique teve educação e sensibilidade para não forçar a barra depois quando entrei com muita pressa já avisando que naquele momento não iria comprar, mas só queria ver o que tinham e saber dos preços. Mesmo sendo atropelado por minha pressa Henrique entendeu a situação e a respeitou. Voltei e fechei a compra no dia seguinte sob um atendimento novamente muito respeitoso. Vendas, atendimento ao público e outras prestações de serviços que recebemos têm certa qualidade, não se pode negar, mas é muito comum ser atendido por funcionários que entendem o cliente como alguém que eles têm que aguentar para receber o salário no final do mês, e ponto final, ou têm que responder por uma empresa pouco recomendável. Esta relação tem dois lados, atendente e cliente, e que tem muito cliente com viés "você sabe com quem está falando?" ou com completa falta de noção da realidade. Reclamar e elogiar é a melhor forma de melhorar, disto não há dúvida, e aí entram os canais de comunicação que frequentemente vendem bem, mas são bem ruinzinhos na hora de receber comentários, reclamações e elogios. Via de regra o  'fale conosco' é o click mais disfuncional dos sites. O recado claro dado com isto é "se vender, se entrar dinheiro para empresa, está bom. O resto...". Prestação de serviços e vendas fazem quase um terço de nossa economia, a brasileira, seria muito bom implementar melhorias de qualidade no sistema, agregar valor ao oferecido, em outras palavras, educar o povo, afinal, não é sobre educação o futuro, não é? Para os que pensam que estou louco, lembro que Paris, outrora a capital mundial dos mal-humorados, provocou profundas mudanças no comportamento de sua população e não há lá quem se arrependa, muito pelo contrário.

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