SP Reclama
O Estado de São Paulo
Ontem, domingo, sai cedo para ver como está a condição do asfalto de corredores de ônibus em ruas e avenidas, coisa que vira e mexe faço pedalando, uma eficiente forma para sentir os defeitos de pista. Mais uma vez cheguei a conclusão que o pessoal de periferia não só sofre com o transporte coletivo cheio, mas também com a má conservação do asfalto nos corredores de ônibus. Já escrevi aqui sobre este problema, mais de uma vez. Entra administração, sai administração, troca de administração, qualquer que seja a linha política, até de esquerda, e o asfalto por onde passa a massa dos trabalhadores é irregular, esburacado, quando não com verdadeiras crateras. A SPTrans não vê? Os motoristas não reclamam? As empresas de ônibus não estão interessadas? Problema com licitação? E a população com isto? É obrigação legal do poder público oferecer qualidade, ponto final. Não consigo imaginar qual seja a razão. Danificar os ônibus para que tenham mais manutenção? Maneira estúpida de evitar a invasão dos veículos particulares? Fazer uma licitação atrás da outra para operações tapa buraco ou recapear? Quem ganha com isto? A quem interessa? Justificativa técnica não pode ser. Nas boas estradas de São Paulo, as melhores do país, a pista da direita, a que é usada pelos veículos mais pesados, bem mais pesados que um ônibus lotado, nunca fica tão ruim, tão irregular ou esburacada, nunca, portanto técnica asfáltica existe. Transporte de massa é vital para o futuro de qualquer cidade do mundo, mais ainda para uma São Paulo que não suporta mais pagar os custos de seus congestionamentos. Aliás, uma das bases do Plano Diretor é exatamente o transporte coletivo, o transporte de massa. Com estes corredores de ônibus não se pode culpar a preferência da população pelo automóvel particular: é muito mais confortável, vazio e chacoalha muito menos. Mas se pode desconfiar de todas autoridades e políticos o que afirmaram que deram, dariam ou dão preferência ao transporte de massa, que aqui tem nome: ônibus, o modal que mais transporta a população. Cada vez que saio pedalando para ver como está o asfalto nos corredores de ônibus tenho mais certeza que quanto mais pobre é a localidade pior é o pavimento. Finalizando, posso dizer que por onde passei agora está muito melhor que na administração passada, não que esteja uma maravilha, mas está melhor, o que quer dizer muito pouco já que ano que vem temos eleições municipais.
Corredor de ônibus Marginal Pinheiros recém asfaltado, já deformado |
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