segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Aliás: A mente só aceita aquilo que acredita...

Estadão | Aliás
Por Sibélia Zanon
A mente aceita só aquilo em que acredita, dizem os cientistas

.... "Segundo a neurocientista Claudia Feitosa-Santana, as conversas não ajudam a reduzir a polarização porque as pessoas acham que o diálogo está a serviço de desconstruir o argumento do outro. “A polarização política, da forma como ela é, só ajuda os próprios políticos. Eles conseguem conversar entre si, eles fazem acordos a portas fechadas, o eleitorado não.” Há quem coloque na conta da empatia a solução. Acontece que a empatia, relacionada à verdadeira escuta, custa energia cerebral ou glicose, que é um recurso limitado."
(leitura completa deste artigo absolutamente obrigatória para quem quer pensar nosso tempo, e não só ele)

É uma paulada no meu texto que segue abaixo.
Num dos meus rascunhos que está parado faz tempo neste blog e sobre o qual ainda pretendo trabalhar falo sobre o meu medo de ser prepotente, com título "Tenho medo de ser caga regras". Quando o sou, e tenho o vício que não me larga de sê-lo, converso com meus piores demônios, só eu sei. Escrever foi e continua sendo um santo remédio, mas mesmo tendo melhorado muito ainda tenho um bom caminho pela frente (bom caminho é ótimo! quanto otimismo!). 
Soberba é apavorante. 

repito, leitura obrigatória


Toda história tem uma base, uma fonte e a verdade, ou as verdades, normalmente as verdades. A história é de quem viveu, mesmo assim tem suas distorções. A história particular é de quem está contando ou está interessado nos resultados dela, por qualquer que seja.

Como desmontar e contrapor uma afirmação que é genérica e tem sua base em informações parciais ou falsas? Difícil, muito difícil. "A mente só aceita aquilo que acredita..."
Numa destas trocas de mensagens li o que não me parece realista, mas tive a sabedoria de não responder.

A afirmação é que pessoas que são atendidas pela assistência social na Europa afirmam que há uma estreita ligação da esquerda com o narcotráfico e que eles, esquerda ligada ao narcotráfico, vão tomar o Brasil, como estão fazendo com toda América do Sul, e implantar o comunismo.
Será?
Coisa de bolsonarista? A pessoa diz que não, que tem base no que ouve em seu próprio trabalho ligado à assistência social.

A primeira coisa que pensei para contrapor a mensagem foi dar números, estatísticas. Forma de pensar pragmática que foi usada para desmontar afirmações que eu estava fazendo. Gostei do método, mas... 
A resposta ficaria muito longa numa mensagem, a bem da verdade aqui também, mas vamos lá:

Vamos supor que um assistente social trabalhe 8 horas por dia, 5 dias e meio (sábado) dias por semana, 50 semanas por ano (3 semanas de férias) = 2.200 horas / horas / ano.
Vou colocar que o assistente social tenha trabalhado 30 anos dando um atendimento por hora, então teríamos 66.000 atendimentos / hora / ano. 
Se as falas de todos atendidos são muito parecidas então é muito provável que seja verdade, mas... 

Numa conversa sobre a mensagem recebida foi feita uma sutil insinuação que estas pessoas que pedem ajuda lá fora vêm de favelas.

Número aproximado de favelados:
Rio de Janeiro 1.400.000 favelados na cidade e 1.700.000 na região metropolitana
São Paulo 2.000.000 favelados
Brasil 17.0 milhões de favelados
Cruzando os números temos:
Cálculo percentual de atendimentos / ano. Para simplificar a conta arredondo os números
Supondo que o assistente social consiga fazer 2.500 atendimentos / ano por alto
2.500 percentual de 1.700.000 = 0,0015 da população favelada do Rio
2.500 percentual de 2.000.000 = 0,00125 da população favelada de São Paulo
2.500 percentual de 17.000.000 = 0,00015 da população favelada do Brasil
É um percentual bem baixo e seleto, voltado para uma realidade específica.

Em pesquisa de mercado quando se chega a um determinado número de entrevistados, que não raro gira em torno dos 2.500, os dados coletados convergem para as mesmas respostas. Quando se chega a menos de 5% de variação nas respostas a pesquisa ganha estabilidade, ou seja, se continuarem entrevistando ad infinito o resultado praticamente não se altera. Ao alcançar este ponto é encerrada a pesquisa, daí o índice de variação para mais ou para menos de 3% que dizem depois de dar os números da pesquisa.

Um dos meus livros prediletos é "Como mentir com estatística". O título diz tudo. É preciso conhecimento e treinamento para ler estatísticas ou você é levado a conclusões pouco confiáveis. Assim como é preciso técnicas e treinamento para ouvir e entender o que outro realmente está dizendo ou a conclusão não será apurada.
"A mente aceita só aquilo em que acredita, dizem os cientistas."

Não é novidade que o Poder Público brasileiro está pouco presente em favelas e comunidades e que neste caso o poder acaba na mão da ilegalidade. É de notório conhecimento público que o tráfico tomou boa parte das favelas, repito: boa parte, mas não só eles, também os milicianos, um problema tão grave quanto se não pior em certos casos.
Mas fica a pergunta: será uma verdade tão simples assim? As razões para a violência termina aí? 

Dois:
A afirmação que o narcotráfico está intimamente ligado a esquerda deixa de lado um pequeno detalhe: dinheiro, investimento, jogo pesadíssimo. "Siga o dinheiro" esta afirmação foi deixada de lado. Quem financia? De onde vem o dinheiro? Como circula?

Colômbia é o exemplo mais fácil de narcotráfico ligado com a esquerda. Será a guerrilha colombiana realmente é de esquerda, ou comunista? Quem financia a guerrilha, Coreia do Norte, Cuba? Ou os partidos da esquerda internacional, os ditos comunistas? Pergunta: esquerda é igual a comunista, é simples assim? São a mesma coisa?
A pergunta que não quer calar é qual é a vantagem política da ligação a esquerda, os comunistas, com o narcotráfico ligado à guerrilha? Ter dinheiro para a causa? Se a causa é humanitária, de justiça social, não será muito mais fácil, rápido e menos custoso a esquerda simplesmente cooptar a população operária, pobre e miserável? Ou, de novo, é "busines"?

Qual a vantagem para o tráfico?
Com o brutal lucro que o narcotráfico tem será que eles precisam apoiar ideologias? Qual o lucro que o narcotráfico tira em apoiar a esquerda? Lucro não é capitalista segundo a esquerda? Faz sentido meter um negócio altamente lucrativo num sistema comunista? Se dá tanto lucro será que não interessa aos capitalistas selvagens?

Supondo que o comunismo entre aqui no Brasil; você realmente acredita que os comunistas vão entrar nas favelas e vão acabar com os pancadões? Acredita que vão pegar todo funkeiro e rapper, aqueles ouvem aquelas músicas imperialistas, e prender todos, mandar para uma Nova Sibéria? Acredita que vão controlar a cerveja em uma latinha por semana pega depois de uma fila de duas horas? Vão fechar todas as igrejas messiânicas deste país com aplauso geral e irrestrito? Vão proibir o carnaval? Não sei porque acho que não vai dar certo, que não vão conseguir, posso estar errado, mas acho que não vai dar. Mas... já sei, eles vão pegar só o pessoal com dinheiro deixando livre, leve e solto os resto. Vai firme!

Brasil é a maior economia da América Latina, o Estado de São Paulo é a segunda, e a São Paulo, cidade, é a terceira. Só para ter ideia da pequena diferença, São Paulo, a cidade, tem PIB US$ 200 bi maior que a Venezuela. Você acredita mesmo que até os de esquerda vão por a perder a galinha, melhor, as galinhas dos ovos de ouro? É mesmo? Vai nesta!
"It's the economy, stupid!" - James Carvalle, assessor de Bill Clinton, 1992

"A mente aceita só aquilo em que acredita, dizem os cientistas." Olhando no espelho afirmo que eles estão absolutamente corretos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário