segunda-feira, 13 de junho de 2016

Futebol, reflexo da sociedade

Fórum do Leitor
O Estado de São Paulo

Roberto DaMatta, sociólogo, diz que o futebol é reflexo da sociedade. E é. País de merda, seleção nacional de futebol de merda. 
Ontem a seleção Brasileira de futebol passou outra vergonha histórica e foi desclassificada da Copa América Centenária pelo time Peru. Gol de mão? Sim Gol de mão, mas este não é o ponto. O ponto é que não fomos capazes de ganhar o jogo, de marcar gols. Mais uma vez provamos que somos o pais do futuro. Que futuro? A seleção fez um bom primeiro tempo, mas são dois tempos para a vitória. Para ganhar é necessário mais que um lance de sorte, é preciso fechar um círculo de virtudes, qualidades, esforços. Para vencer é necessário ter outra mentalidade, uma mentalidade vencedora. Nos tornamos chorões que jogam a culpa para todos lados para não assumir nossas responsabilidades mais básicas. "Nós (brasileiros) temos direitos". E os deveres?
Futebol é um cancer nacional. Não se fala, não se tem notícia, nada a respeito de todos outros esportes. Nada. Futebol, futebol, futebol. Não dá para culpar os dirigentes, os jogadores, as redes de rádio e TV pelo que está acontecendo. Eles nada mais são que puro reflexo do que somos como sociedade. 
Vem as Olimpíadas do Brasil e espero que nossos atletas não sejam literalmente massacrados pelo próprio povo brasileiro. Provavelmente serão. O que esperar de um povo ignorante a respeito de qualquer esporte que não seja futebol e que só tem direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário